Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20769

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALDANHA, Renato Machado
dc.contributor.authorRODRIGUES, Josenilda Paula da Silva
dc.date.accessioned2017-08-21T19:38:56Z
dc.date.available2017-08-21T19:38:56Z
dc.date.issued2017-08-21
dc.date.submitted2017-01-31
dc.identifier.citationRODRIGUES, J. P. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20769
dc.description.abstractA Educação Física é considerada componente curricular obrigatório da Educação Básica, segundo a LDB 9394/96, sendo sua história marcada por uma visão biológica e tecnicista. As abordagens da Educação Física, através do seu discurso, tentam legitimar á área. Dentre as várias abordagens com entendimentos diferentes, foram analisadas três neste trabalho: A abordagem Desenvolvimentista, a Construtivista-Interacionista e a Crítico-Superadora. O maior interesse do texto é apontar qual abordagem atende aos interesses da classe trabalhadora. O texto está dividido em tópicos: 1-Breve contextualização das teorias da Educação; 2-Educação Física escolar: influências higienistas, militares e esportivistas e, 3-Abordagens da Educação Física. Como considerações finais, defendemos a abordagem Critico-Superadora como a mais coerente, no processo formativo, alicerçada em uma pedagogia critica de Educação, como meio de superar a injustiças e promover mudanças e transformar a sociedade a favor das camadas popularespt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Física - Abordagem Pedagógicapt_BR
dc.titleEducação Física escolar: uma abordagem crítica de educaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248754J2pt_BR
dc.description.abstractxPhysical Education is considered compulsory curricular component of Basic Education, according to LDB 9394/96, and its history is marked by a biological and technical view. The approaches of Physical Education, through their discourse, try to legitimize the area. Among the various approaches with different understandings, three were analyzed in this study: The Developmentalist, Constructivist-Interactionist and Critical-Overcoming approaches. The main interest of the text is to indicate which approach serves the interests of the working class. The text is divided into topics: 1-Brief contextualization of education theories; 2-School Physical Education: hygienist, military and sports influences and, 3-Approaches of Physical Education. As final considerations, we defend the Critical-Overcoming approach as the most coherent, in the formative process, based on a critical pedagogy of Education, as a way to overcome injustices and to promote change and transform society in favor of the popular strata.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGUES, Josenilda Paula da Silva.pdf506,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons