Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20769
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SALDANHA, Renato Machado | |
dc.contributor.author | RODRIGUES, Josenilda Paula da Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-08-21T19:38:56Z | |
dc.date.available | 2017-08-21T19:38:56Z | |
dc.date.issued | 2017-08-21 | |
dc.date.submitted | 2017-01-31 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, J. P. S. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20769 | |
dc.description.abstract | A Educação Física é considerada componente curricular obrigatório da Educação Básica, segundo a LDB 9394/96, sendo sua história marcada por uma visão biológica e tecnicista. As abordagens da Educação Física, através do seu discurso, tentam legitimar á área. Dentre as várias abordagens com entendimentos diferentes, foram analisadas três neste trabalho: A abordagem Desenvolvimentista, a Construtivista-Interacionista e a Crítico-Superadora. O maior interesse do texto é apontar qual abordagem atende aos interesses da classe trabalhadora. O texto está dividido em tópicos: 1-Breve contextualização das teorias da Educação; 2-Educação Física escolar: influências higienistas, militares e esportivistas e, 3-Abordagens da Educação Física. Como considerações finais, defendemos a abordagem Critico-Superadora como a mais coerente, no processo formativo, alicerçada em uma pedagogia critica de Educação, como meio de superar a injustiças e promover mudanças e transformar a sociedade a favor das camadas populares | pt_BR |
dc.format.extent | 33p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação Física - Abordagem Pedagógica | pt_BR |
dc.title | Educação Física escolar: uma abordagem crítica de educação | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248754J2 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Physical Education is considered compulsory curricular component of Basic Education, according to LDB 9394/96, and its history is marked by a biological and technical view. The approaches of Physical Education, through their discourse, try to legitimize the area. Among the various approaches with different understandings, three were analyzed in this study: The Developmentalist, Constructivist-Interactionist and Critical-Overcoming approaches. The main interest of the text is to indicate which approach serves the interests of the working class. The text is divided into topics: 1-Brief contextualization of education theories; 2-School Physical Education: hygienist, military and sports influences and, 3-Approaches of Physical Education. As final considerations, we defend the Critical-Overcoming approach as the most coherent, in the formative process, based on a critical pedagogy of Education, as a way to overcome injustices and to promote change and transform society in favor of the popular strata. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RODRIGUES, Josenilda Paula da Silva.pdf | 506,25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons