Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20769

Comparte esta pagina

Título : Educação Física escolar: uma abordagem crítica de educação
Autor : RODRIGUES, Josenilda Paula da Silva
Palabras clave : Educação Física Escolar; Educação Física - Abordagem Pedagógica
Fecha de publicación : 21-ago-2017
Citación : RODRIGUES, J. P. S.
Resumen : A Educação Física é considerada componente curricular obrigatório da Educação Básica, segundo a LDB 9394/96, sendo sua história marcada por uma visão biológica e tecnicista. As abordagens da Educação Física, através do seu discurso, tentam legitimar á área. Dentre as várias abordagens com entendimentos diferentes, foram analisadas três neste trabalho: A abordagem Desenvolvimentista, a Construtivista-Interacionista e a Crítico-Superadora. O maior interesse do texto é apontar qual abordagem atende aos interesses da classe trabalhadora. O texto está dividido em tópicos: 1-Breve contextualização das teorias da Educação; 2-Educação Física escolar: influências higienistas, militares e esportivistas e, 3-Abordagens da Educação Física. Como considerações finais, defendemos a abordagem Critico-Superadora como a mais coerente, no processo formativo, alicerçada em uma pedagogia critica de Educação, como meio de superar a injustiças e promover mudanças e transformar a sociedade a favor das camadas populares
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20769
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RODRIGUES, Josenilda Paula da Silva.pdf506,25 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons