Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20769
Comparte esta pagina
Título : | Educação Física escolar: uma abordagem crítica de educação |
Autor : | RODRIGUES, Josenilda Paula da Silva |
Palabras clave : | Educação Física Escolar; Educação Física - Abordagem Pedagógica |
Fecha de publicación : | 21-ago-2017 |
Citación : | RODRIGUES, J. P. S. |
Resumen : | A Educação Física é considerada componente curricular obrigatório da Educação Básica, segundo a LDB 9394/96, sendo sua história marcada por uma visão biológica e tecnicista. As abordagens da Educação Física, através do seu discurso, tentam legitimar á área. Dentre as várias abordagens com entendimentos diferentes, foram analisadas três neste trabalho: A abordagem Desenvolvimentista, a Construtivista-Interacionista e a Crítico-Superadora. O maior interesse do texto é apontar qual abordagem atende aos interesses da classe trabalhadora. O texto está dividido em tópicos: 1-Breve contextualização das teorias da Educação; 2-Educação Física escolar: influências higienistas, militares e esportivistas e, 3-Abordagens da Educação Física. Como considerações finais, defendemos a abordagem Critico-Superadora como a mais coerente, no processo formativo, alicerçada em uma pedagogia critica de Educação, como meio de superar a injustiças e promover mudanças e transformar a sociedade a favor das camadas populares |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20769 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RODRIGUES, Josenilda Paula da Silva.pdf | 506,25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons