Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20769
Share on
Title: | Educação Física escolar: uma abordagem crítica de educação |
Authors: | RODRIGUES, Josenilda Paula da Silva |
Keywords: | Educação Física Escolar; Educação Física - Abordagem Pedagógica |
Issue Date: | 21-Aug-2017 |
Citation: | RODRIGUES, J. P. S. |
Abstract: | A Educação Física é considerada componente curricular obrigatório da Educação Básica, segundo a LDB 9394/96, sendo sua história marcada por uma visão biológica e tecnicista. As abordagens da Educação Física, através do seu discurso, tentam legitimar á área. Dentre as várias abordagens com entendimentos diferentes, foram analisadas três neste trabalho: A abordagem Desenvolvimentista, a Construtivista-Interacionista e a Crítico-Superadora. O maior interesse do texto é apontar qual abordagem atende aos interesses da classe trabalhadora. O texto está dividido em tópicos: 1-Breve contextualização das teorias da Educação; 2-Educação Física escolar: influências higienistas, militares e esportivistas e, 3-Abordagens da Educação Física. Como considerações finais, defendemos a abordagem Critico-Superadora como a mais coerente, no processo formativo, alicerçada em uma pedagogia critica de Educação, como meio de superar a injustiças e promover mudanças e transformar a sociedade a favor das camadas populares |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20769 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RODRIGUES, Josenilda Paula da Silva.pdf | 506,25 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License