Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18684

Share on

Title: O saber a ser ensinado sobre medição de comprimentos com o uso do paquímetro em um curso profissionalizante
Authors: SERPA, Almir de Lima
Keywords: Medição de Comprimentos; Livro Didático; Paquímetro; Transposição Didática; Ensino Profissionalizante; Lengths measurement; Textbook; Caliper; Didactic Transposition; Vocational Education
Issue Date: 9-Mar-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O objetivo desta dissertação foi investigar o ensino da medição de comprimentos para estudantes da disciplina Metrologia em um curso profissionalizante do Programa Nacional de Ensino Tecnológico – PRONATEC, sob responsabilidade do Ministério da Educação – MEC (BRASIL, 2011). Tais alunos estão, simultaneamente, matriculados em uma escola pública do ensino médio regular da Região Metropolitana do Recife. Nessas escolas, como se sabe, eles estudam as disciplinas Matemática e Física. Além disso, escolhemos focalizar nosso trabalho no ensino do uso do paquímetro, dispositivo amplamente utilizado nas medições de comprimento, no âmbito da indústria, dos serviços profissionais e nas ciências. O quadro teórico adotado é a transposição didática (Chevallard, 1991). A medição de comprimento requer a consideração de vários conceitos matemáticos, entre os quais o de número racional (a medida de comprimento) bem como o da incerteza do resultado dessa medição (o “erro de medida”). Optamos por investigar materiais didáticos disponíveis para os estudantes do citado curso, em particular duas apostilas de Metrologia e as coleções de Matemática de Física. Esses materiais foram analisados do ponto de vista de se constituírem um dos elementos que cumprem o papel de meios da transposição didática dos saberes em jogo. A análise dos dados obtidos revelou vários pontos em que o saber estabelecido no campo das grandezas e da medição de grandezas é abordado de modo inadequado, nos materiais didáticos examinados. Isso conduz à hipótese de que fica comprometida nesses materiais uma transposição didática que se apresente como um instrumento eficaz de aprendizagem dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18684
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Serpa EDUMATEC CD (1).pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons