Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18684

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Paulo Figueiredo-
dc.contributor.authorSERPA, Almir de Lima-
dc.date.accessioned2017-05-02T14:06:26Z-
dc.date.available2017-05-02T14:06:26Z-
dc.date.issued2016-03-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18684-
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação foi investigar o ensino da medição de comprimentos para estudantes da disciplina Metrologia em um curso profissionalizante do Programa Nacional de Ensino Tecnológico – PRONATEC, sob responsabilidade do Ministério da Educação – MEC (BRASIL, 2011). Tais alunos estão, simultaneamente, matriculados em uma escola pública do ensino médio regular da Região Metropolitana do Recife. Nessas escolas, como se sabe, eles estudam as disciplinas Matemática e Física. Além disso, escolhemos focalizar nosso trabalho no ensino do uso do paquímetro, dispositivo amplamente utilizado nas medições de comprimento, no âmbito da indústria, dos serviços profissionais e nas ciências. O quadro teórico adotado é a transposição didática (Chevallard, 1991). A medição de comprimento requer a consideração de vários conceitos matemáticos, entre os quais o de número racional (a medida de comprimento) bem como o da incerteza do resultado dessa medição (o “erro de medida”). Optamos por investigar materiais didáticos disponíveis para os estudantes do citado curso, em particular duas apostilas de Metrologia e as coleções de Matemática de Física. Esses materiais foram analisados do ponto de vista de se constituírem um dos elementos que cumprem o papel de meios da transposição didática dos saberes em jogo. A análise dos dados obtidos revelou vários pontos em que o saber estabelecido no campo das grandezas e da medição de grandezas é abordado de modo inadequado, nos materiais didáticos examinados. Isso conduz à hipótese de que fica comprometida nesses materiais uma transposição didática que se apresente como um instrumento eficaz de aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMedição de Comprimentospt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectPaquímetropt_BR
dc.subjectTransposição Didáticapt_BR
dc.subjectEnsino Profissionalizantept_BR
dc.subjectLengths measurementpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectCaliperpt_BR
dc.subjectDidactic Transpositionpt_BR
dc.subjectVocational Educationpt_BR
dc.titleO saber a ser ensinado sobre medição de comprimentos com o uso do paquímetro em um curso profissionalizantept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBELLEMAIN, Paula Moreira Baltar-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1400624297838776pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7628496873937151pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this work was to investigate the teaching of length measurement for students Metrology course in a course of the National Technological Education Program - PRONATEC, under the Ministry of Education - MEC (BRAZIL, 2011). Such students are simultaneously enrolled in a public school in regular high school in the Metropolitan Region of Recife. In these schools, as we know, they study subjects Mathematics and Physics. In addition, we chose to focus our work in teaching the use of vernier caliper, widely used device for length measurements in the industry, professional services and science. The theoretical framework is the didactic transposition (Chevallard, 1991). The length measurement requires consideration of various mathematical concepts, including the rational number (gauge length) as well as the uncertainty of the result of measurement (the "measurement error"). We chose to investigate teaching materials available to students of that course, in particular two booklets Metrology and collections of Mathematical Physics. These materials were analyzed from the point of view of constituting one of the elements that play the role of means of didactic transposition of knowledge into play. The data analysis revealed several points where the established knowledge in the field of quantities and measured variables is addressed improperly in teaching materials examined. This leads to the hypothesis that is compromised in these materials a didactic transposition that is presented as an effective learning tool for students.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Serpa EDUMATEC CD (1).pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons