Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17066
Compartilhe esta página
Título: | Recomendações para a melhoria da acessibilidade espacial em ambientes educacionais, a partir da avaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas |
Autor(es): | NASCIMENTO FILHO, Daniel Andrade |
Palavras-chave: | Ergonomia; Instalações escolares - Projeto de acessibilidade; Deficientes - Orientação e mobilidade; Desenho (projetos) |
Data do documento: | 28-Ago-2015 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta pesquisa considera as condições de acesso adequado ao meio físico, levando em conta os conceitos de acessibilidade, design universal e ergonomia do ambiente construído. Tem como principal objetivo prover recomendações e direcionamentos para a melhoria da acessibilidade física em espaços educacionais. Para tal, adota uma metodologia híbrida para realizar um levantamento sistematizado das principais barreiras espaciais/arquitetônicas em uma instituição de ensino (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - Campus Maceió), utilizando para a coleta dos dados planilhas de avaliação da acessibilidade espacial, a partir da verificação de itens da norma da ABNT - NBR9050, e percursos comentados, contando com o auxílio de um professor com deficiência motora, para identificar as incompatibilidades e outros problemas que a norma citada não consegue contemplar. Os resultados mostram que as barreiras identificadas são muitas, mesmo após intervenções de adequações à referida Norma, problema que demanda recomendações e direcionamentos endereçados à inclusão física em espaços educacionais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17066 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ergonomia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniel 6.pdf | 6,56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons