Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17066

Comparte esta pagina

Título : Recomendações para a melhoria da acessibilidade espacial em ambientes educacionais, a partir da avaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
Autor : NASCIMENTO FILHO, Daniel Andrade
Palabras clave : Ergonomia; Instalações escolares - Projeto de acessibilidade; Deficientes - Orientação e mobilidade; Desenho (projetos)
Fecha de publicación : 28-ago-2015
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Esta pesquisa considera as condições de acesso adequado ao meio físico, levando em conta os conceitos de acessibilidade, design universal e ergonomia do ambiente construído. Tem como principal objetivo prover recomendações e direcionamentos para a melhoria da acessibilidade física em espaços educacionais. Para tal, adota uma metodologia híbrida para realizar um levantamento sistematizado das principais barreiras espaciais/arquitetônicas em uma instituição de ensino (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - Campus Maceió), utilizando para a coleta dos dados planilhas de avaliação da acessibilidade espacial, a partir da verificação de itens da norma da ABNT - NBR9050, e percursos comentados, contando com o auxílio de um professor com deficiência motora, para identificar as incompatibilidades e outros problemas que a norma citada não consegue contemplar. Os resultados mostram que as barreiras identificadas são muitas, mesmo após intervenções de adequações à referida Norma, problema que demanda recomendações e direcionamentos endereçados à inclusão física em espaços educacionais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17066
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ergonomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Daniel 6.pdf6,56 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons