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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17066

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dc.contributor.advisorMARTINS, Laura Bezerra-
dc.contributor.authorNASCIMENTO FILHO, Daniel Andrade-
dc.date.accessioned2016-06-10T18:24:08Z-
dc.date.available2016-06-10T18:24:08Z-
dc.date.issued2015-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17066-
dc.description.abstractEsta pesquisa considera as condições de acesso adequado ao meio físico, levando em conta os conceitos de acessibilidade, design universal e ergonomia do ambiente construído. Tem como principal objetivo prover recomendações e direcionamentos para a melhoria da acessibilidade física em espaços educacionais. Para tal, adota uma metodologia híbrida para realizar um levantamento sistematizado das principais barreiras espaciais/arquitetônicas em uma instituição de ensino (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - Campus Maceió), utilizando para a coleta dos dados planilhas de avaliação da acessibilidade espacial, a partir da verificação de itens da norma da ABNT - NBR9050, e percursos comentados, contando com o auxílio de um professor com deficiência motora, para identificar as incompatibilidades e outros problemas que a norma citada não consegue contemplar. Os resultados mostram que as barreiras identificadas são muitas, mesmo após intervenções de adequações à referida Norma, problema que demanda recomendações e direcionamentos endereçados à inclusão física em espaços educacionais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectInstalações escolares - Projeto de acessibilidadept_BR
dc.subjectDeficientes - Orientação e mobilidadept_BR
dc.subjectDesenho (projetos)pt_BR
dc.titleRecomendações para a melhoria da acessibilidade espacial em ambientes educacionais, a partir da avaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis research considers the conditions of adequate access to the physical environment, taking into account accessibility concepts, universal design and ergonomics of the built environment. Its main objective is to provide recommendations and guidelines for improving physical accessibility in educational spaces. To this end, we adopt a hybrid methodology to carry out a systematic survey of the main spatial and architectural barriers in an educational institution (Federal Institute of Education, Science and Technology of Alagoas, located in Maceió) using the collection data worksheets for evaluating the spatial accessibility from the check items of ABNT - NBR9050, and commented routes, with counting aid of a teacher with physical disabilities to identify incompatibilities and other problems that the rule cited cannot contemplate. The results show that the identified barriers are many, even after adjustments to interventions regarding the rules of ABNT, which is a problem that demands recommendations and guidelines, addressed physical inclusion in educational spaces.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ergonomia

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