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Título: Recomendações para a melhoria da acessibilidade espacial em ambientes educacionais, a partir da avaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
Autor(es): NASCIMENTO FILHO, Daniel Andrade
Palavras-chave: Ergonomia; Instalações escolares - Projeto de acessibilidade; Deficientes - Orientação e mobilidade; Desenho (projetos)
Data do documento: 28-Ago-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Esta pesquisa considera as condições de acesso adequado ao meio físico, levando em conta os conceitos de acessibilidade, design universal e ergonomia do ambiente construído. Tem como principal objetivo prover recomendações e direcionamentos para a melhoria da acessibilidade física em espaços educacionais. Para tal, adota uma metodologia híbrida para realizar um levantamento sistematizado das principais barreiras espaciais/arquitetônicas em uma instituição de ensino (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - Campus Maceió), utilizando para a coleta dos dados planilhas de avaliação da acessibilidade espacial, a partir da verificação de itens da norma da ABNT - NBR9050, e percursos comentados, contando com o auxílio de um professor com deficiência motora, para identificar as incompatibilidades e outros problemas que a norma citada não consegue contemplar. Os resultados mostram que as barreiras identificadas são muitas, mesmo após intervenções de adequações à referida Norma, problema que demanda recomendações e direcionamentos endereçados à inclusão física em espaços educacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17066
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ergonomia

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