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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11553

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Title: Fatores Envolvidos na Estruturação de um Escritório de Processos em uma Organização Pública: Uma Pesquisa-ação
Authors: OLIVEIRA, Joyce Aline Pereira de
Keywords: Escritório de Processos; Metodologias de BPMO; Fatores em BPMO; Gestão de Processos de Negócio; Pesquisa-Ação
Issue Date: 25-Feb-2014
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: OLIVEIRA, Joyce Aline Pereira de. Fatores envolvidos na estruturação de um escritório de processos em uma organização pública: uma pesquisa-ação. Recife, 2014. 140 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2014.
Abstract: Contexto: Organizações públicas têm buscado estruturar Escritório de Processos (BPMO) com o propósito de formalizar ações de melhoria de processos e aumentar a efetividade da entrega dos serviços aos cidadãos. No entanto, peculiaridades inerentes ao setor público, como pouca flexibilidade a mudanças, rigidez da estrutura organizacional e mudança de gestão dificultam a consolidação do BPMO neste contexto. Diante deste cenário, é relevante compreender os fatores que influenciam a estruturação desta unidade para gerir impactos positivos e negativos e aumentar as chances de sucesso. Objetivo:Esta pesquisa teve como objetivo entender os fatores que influenciaram a estruturação de um BPMO em uma organização pública na qual, nós, pesquisadores, construímos um Escritório de Processos em conjunto com servidores da organização. Método: Realizamos uma Pesquisa-Ação para conduzir a estruturação do Escritório de Processos na organização participante. Utilizamos entrevistas, observações, grupo focal e análise de documentação para coletar os dados que foram analisados por meio de técnicas oriundas da Teoria Fundamentada (GroundedTheory). Resultados: A análisedos dados nos possibilitou identificar e relacionar os fatores que influenciam a estruturação de um Escritório de Processos. Representamos os fatores e suas relações através de um modelo no qual explicitamos influências positivas e negativas existentes entre os fatores. Conclusão: Evidenciamos que os fatores que influenciaram a estruturação de um BPMO em uma organização pública foram: resistência a mudanças, comunicação, interação entre equipes, motivação, insuficiência de recursos humanos, liderança, cultura, entre outros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11553
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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