Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11553
Título: Fatores Envolvidos na Estruturação de um Escritório de Processos em uma Organização Pública: Uma Pesquisa-ação
Autor(es): OLIVEIRA, Joyce Aline Pereira de
Palavras-chave: Escritório de Processos;Metodologias de BPMO;Fatores em BPMO;Gestão de Processos de Negócio;Pesquisa-Ação
Data do documento: 25-Fev-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Joyce Aline Pereira de. Fatores envolvidos na estruturação de um escritório de processos em uma organização pública: uma pesquisa-ação. Recife, 2014. 140 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2014.
Resumo: Contexto: Organizações públicas têm buscado estruturar Escritório de Processos (BPMO) com o propósito de formalizar ações de melhoria de processos e aumentar a efetividade da entrega dos serviços aos cidadãos. No entanto, peculiaridades inerentes ao setor público, como pouca flexibilidade a mudanças, rigidez da estrutura organizacional e mudança de gestão dificultam a consolidação do BPMO neste contexto. Diante deste cenário, é relevante compreender os fatores que influenciam a estruturação desta unidade para gerir impactos positivos e negativos e aumentar as chances de sucesso. Objetivo:Esta pesquisa teve como objetivo entender os fatores que influenciaram a estruturação de um BPMO em uma organização pública na qual, nós, pesquisadores, construímos um Escritório de Processos em conjunto com servidores da organização. Método: Realizamos uma Pesquisa-Ação para conduzir a estruturação do Escritório de Processos na organização participante. Utilizamos entrevistas, observações, grupo focal e análise de documentação para coletar os dados que foram analisados por meio de técnicas oriundas da Teoria Fundamentada (GroundedTheory). Resultados: A análisedos dados nos possibilitou identificar e relacionar os fatores que influenciam a estruturação de um Escritório de Processos. Representamos os fatores e suas relações através de um modelo no qual explicitamos influências positivas e negativas existentes entre os fatores. Conclusão: Evidenciamos que os fatores que influenciaram a estruturação de um BPMO em uma organização pública foram: resistência a mudanças, comunicação, interação entre equipes, motivação, insuficiência de recursos humanos, liderança, cultura, entre outros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11553
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Joyce Aline Oliveira.pdf2,79 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons