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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11553

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALVES, Carina Frota
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Joyce Aline Pereira de
dc.date.accessioned2015-03-09T18:51:16Z
dc.date.available2015-03-09T18:51:16Z
dc.date.issued2014-02-25
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Joyce Aline Pereira de. Fatores envolvidos na estruturação de um escritório de processos em uma organização pública: uma pesquisa-ação. Recife, 2014. 140 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11553
dc.description.abstractContexto: Organizações públicas têm buscado estruturar Escritório de Processos (BPMO) com o propósito de formalizar ações de melhoria de processos e aumentar a efetividade da entrega dos serviços aos cidadãos. No entanto, peculiaridades inerentes ao setor público, como pouca flexibilidade a mudanças, rigidez da estrutura organizacional e mudança de gestão dificultam a consolidação do BPMO neste contexto. Diante deste cenário, é relevante compreender os fatores que influenciam a estruturação desta unidade para gerir impactos positivos e negativos e aumentar as chances de sucesso. Objetivo:Esta pesquisa teve como objetivo entender os fatores que influenciaram a estruturação de um BPMO em uma organização pública na qual, nós, pesquisadores, construímos um Escritório de Processos em conjunto com servidores da organização. Método: Realizamos uma Pesquisa-Ação para conduzir a estruturação do Escritório de Processos na organização participante. Utilizamos entrevistas, observações, grupo focal e análise de documentação para coletar os dados que foram analisados por meio de técnicas oriundas da Teoria Fundamentada (GroundedTheory). Resultados: A análisedos dados nos possibilitou identificar e relacionar os fatores que influenciam a estruturação de um Escritório de Processos. Representamos os fatores e suas relações através de um modelo no qual explicitamos influências positivas e negativas existentes entre os fatores. Conclusão: Evidenciamos que os fatores que influenciaram a estruturação de um BPMO em uma organização pública foram: resistência a mudanças, comunicação, interação entre equipes, motivação, insuficiência de recursos humanos, liderança, cultura, entre outros.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscritório de Processospt_BR
dc.subjectMetodologias de BPMOpt_BR
dc.subjectFatores em BPMOpt_BR
dc.subjectGestão de Processos de Negóciopt_BR
dc.subjectPesquisa-Açãopt_BR
dc.titleFatores Envolvidos na Estruturação de um Escritório de Processos em uma Organização Pública: Uma Pesquisa-açãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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