Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6773
Share on
Title: | Conceitos-chave da Geografia em sala de aula: uma experiência vivenciada em turmas 7ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas do Recife - PE |
Authors: | Cesar Barbosa de Lira, Wellington |
Keywords: | Ensino fundamental; Alunos; Cotidiano; Aprendizagem; Geografia |
Issue Date: | 2005 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Cesar Barbosa de Lira, Wellington; Tôrres Aguiar Gomes, Edvânia. Conceitos-chave da Geografia em sala de aula: uma experiência vivenciada em turmas 7ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas do Recife - PE. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. |
Abstract: | Este trabalho registra uma experiência vivenciada junto a turmas da sétima série do ensino fundamental em escolas públicas do Recife-PE. Considerando os indicativos dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNS, buscou-se trabalhar as categorias de análise geográfica em meio ao cotidiano dos alunos. Para tanto, utilizaram-se os espaços do entorno das escolas e da cidade, que serviram como elementos mediadores no processo. Inicialmente investigou-se o perfil de entendimento dos conceitos geográficos por parte dos alunos, após esta constatação, foram realizadas ações avaliativas que comprovassem a sua compreensão e domínio, ao verificar que muitos não tinham atingido esse nível ou detinham apenas o conhecimento superficial teórico, buscou-se a promoção de uma atividade que lhes demonstrassem que estes conceitos poderiam estar presentes no seu cotidiano, que eles o usavam e não percebiam. Ao utilizar a cidade, avenidas, ruas e áreas mais próximas das escolas como elementos dialéticos, procurou-se auxiliar aos alunos a adquirirem uma maior compreensão do meio onde vivem, possibilitando-lhes a ampliação dos seus conhecimentos e dando-lhes a oportunidade de poderem formular seus próprios conceitos. Ao final da atividade voltou-se a investigar como ficara os conceitos-chave da geografia após a sua descoberta, ou a sua redescoberta, em meio às turmas. O que se pode identificar é que houve uma significativa mudança no perfil das turmas, aquelas que não detinham o domínio dos conceitos passaram não só a compreendê-los como também entender a sua aplicação, e aquelas que detinham um conhecimento superficial (teórico) passam a compreenderem a sua aplicabilidade e constataram que estes realmente se fazem presentes no seu dia-a-dia. Dessa forma, o presente trabalho visa ser um indicativo instrumental no processo de ensino e aprendizagem da ciência geográfica, especialmente em séries do ensino fundamental, e atuar como elemento de conexão entre a prática pedagógica e as teorias acadêmicas |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6773 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo6861_1.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License