Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6773

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTôrres Aguiar Gomes, Edvânia pt_BR
dc.contributor.authorCesar Barbosa de Lira, Wellingtonpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:07:21Z-
dc.date.available2014-06-12T18:07:21Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationCesar Barbosa de Lira, Wellington; Tôrres Aguiar Gomes, Edvânia. Conceitos-chave da Geografia em sala de aula: uma experiência vivenciada em turmas 7ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas do Recife - PE. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6773-
dc.description.abstractEste trabalho registra uma experiência vivenciada junto a turmas da sétima série do ensino fundamental em escolas públicas do Recife-PE. Considerando os indicativos dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNS, buscou-se trabalhar as categorias de análise geográfica em meio ao cotidiano dos alunos. Para tanto, utilizaram-se os espaços do entorno das escolas e da cidade, que serviram como elementos mediadores no processo. Inicialmente investigou-se o perfil de entendimento dos conceitos geográficos por parte dos alunos, após esta constatação, foram realizadas ações avaliativas que comprovassem a sua compreensão e domínio, ao verificar que muitos não tinham atingido esse nível ou detinham apenas o conhecimento superficial teórico, buscou-se a promoção de uma atividade que lhes demonstrassem que estes conceitos poderiam estar presentes no seu cotidiano, que eles o usavam e não percebiam. Ao utilizar a cidade, avenidas, ruas e áreas mais próximas das escolas como elementos dialéticos, procurou-se auxiliar aos alunos a adquirirem uma maior compreensão do meio onde vivem, possibilitando-lhes a ampliação dos seus conhecimentos e dando-lhes a oportunidade de poderem formular seus próprios conceitos. Ao final da atividade voltou-se a investigar como ficara os conceitos-chave da geografia após a sua descoberta, ou a sua redescoberta, em meio às turmas. O que se pode identificar é que houve uma significativa mudança no perfil das turmas, aquelas que não detinham o domínio dos conceitos passaram não só a compreendê-los como também entender a sua aplicação, e aquelas que detinham um conhecimento superficial (teórico) passam a compreenderem a sua aplicabilidade e constataram que estes realmente se fazem presentes no seu dia-a-dia. Dessa forma, o presente trabalho visa ser um indicativo instrumental no processo de ensino e aprendizagem da ciência geográfica, especialmente em séries do ensino fundamental, e atuar como elemento de conexão entre a prática pedagógica e as teorias acadêmicaspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleConceitos-chave da Geografia em sala de aula: uma experiência vivenciada em turmas 7ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas do Recife - PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6861_1.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons