Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66655

Comparte esta pagina

Título : As Representações Sociais sobre o Ensino de Arte dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Abreu e Lima/PE
Autor : OLIVEIRA, Alexsandro
Palabras clave : Ensino de Arte; Teoria das Representações Sociais; Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Fecha de publicación : 16-abr-2025
Citación : Barboza, Alexsandro. As Representações Sociais sobre o Ensino de Arte dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Abreu e Lima/PE.2025.Trabalho de Conclusão de Curso. Pedagogia. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : As Representações Sociais norteiam nossa prática no dia a dia em sociedade, pois, ao elaborarmos em nossa mente significados sobre determinado fenômeno social, definimos também a forma como nos relacionamos com esse fenômeno. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo compreender quais as representações sociais do Ensino de Arte, construídas por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino do município de Abreu e Lima/PE. A metodologia empregada permitiu alcançar tanto o objetivo geral quanto os específicos da pesquisa, cujo utilizamos o modelo de pesquisa qualitativa. Os resultados apontaram que o Campo Semântico e o Núcleo Central das representações sociais do Ensino de Arte estão em ligação com o Ensino de Arte voltado para às Linguagens artísticas (85%). Contudo, constatou-se, também, que os estudantes ampliam os sentidos deste componente curricular, concebendo o Ensino de Arte também como expressão da Cultura Popular (4%), Fazeres Femininos (4%), Estética do Cotidiano (2%), Divertimento (4%) e Expressão (1%) como elementos importantes para o Ensino de Arte na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66655
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons