Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66655
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Everson | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Alexsandro | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-21T17:54:22Z | - |
dc.date.available | 2025-10-21T17:54:22Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-16 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-20 | - |
dc.identifier.citation | Barboza, Alexsandro. As Representações Sociais sobre o Ensino de Arte dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Abreu e Lima/PE.2025.Trabalho de Conclusão de Curso. Pedagogia. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66655 | - |
dc.description.abstract | As Representações Sociais norteiam nossa prática no dia a dia em sociedade, pois, ao elaborarmos em nossa mente significados sobre determinado fenômeno social, definimos também a forma como nos relacionamos com esse fenômeno. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo compreender quais as representações sociais do Ensino de Arte, construídas por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino do município de Abreu e Lima/PE. A metodologia empregada permitiu alcançar tanto o objetivo geral quanto os específicos da pesquisa, cujo utilizamos o modelo de pesquisa qualitativa. Os resultados apontaram que o Campo Semântico e o Núcleo Central das representações sociais do Ensino de Arte estão em ligação com o Ensino de Arte voltado para às Linguagens artísticas (85%). Contudo, constatou-se, também, que os estudantes ampliam os sentidos deste componente curricular, concebendo o Ensino de Arte também como expressão da Cultura Popular (4%), Fazeres Femininos (4%), Estética do Cotidiano (2%), Divertimento (4%) e Expressão (1%) como elementos importantes para o Ensino de Arte na Educação de Jovens e Adultos (EJA). | pt_BR |
dc.format.extent | 44p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Arte | pt_BR |
dc.subject | Teoria das Representações Sociais | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.title | As Representações Sociais sobre o Ensino de Arte dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Abreu e Lima/PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9054579138439135 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2349279509950875 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Ensino de Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
6F44D3F5-TCCAlexsandroBarbozadeOliveira.mp3 | 21,04 MB | MP3 | Visualizar/Abrir | |
TCC Alexsandro Barboza de Oliveira.pdf | 985,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TERMO_DE_DEPOSITO_TCC_ALEXSANDRO_BARBOZA_assinado.pdf | 127,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons