Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66655

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Everson-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Alexsandro-
dc.date.accessioned2025-10-21T17:54:22Z-
dc.date.available2025-10-21T17:54:22Z-
dc.date.issued2025-04-16-
dc.date.submitted2025-10-20-
dc.identifier.citationBarboza, Alexsandro. As Representações Sociais sobre o Ensino de Arte dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Abreu e Lima/PE.2025.Trabalho de Conclusão de Curso. Pedagogia. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66655-
dc.description.abstractAs Representações Sociais norteiam nossa prática no dia a dia em sociedade, pois, ao elaborarmos em nossa mente significados sobre determinado fenômeno social, definimos também a forma como nos relacionamos com esse fenômeno. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo compreender quais as representações sociais do Ensino de Arte, construídas por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino do município de Abreu e Lima/PE. A metodologia empregada permitiu alcançar tanto o objetivo geral quanto os específicos da pesquisa, cujo utilizamos o modelo de pesquisa qualitativa. Os resultados apontaram que o Campo Semântico e o Núcleo Central das representações sociais do Ensino de Arte estão em ligação com o Ensino de Arte voltado para às Linguagens artísticas (85%). Contudo, constatou-se, também, que os estudantes ampliam os sentidos deste componente curricular, concebendo o Ensino de Arte também como expressão da Cultura Popular (4%), Fazeres Femininos (4%), Estética do Cotidiano (2%), Divertimento (4%) e Expressão (1%) como elementos importantes para o Ensino de Arte na Educação de Jovens e Adultos (EJA).pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de Artept_BR
dc.subjectTeoria das Representações Sociaispt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.titleAs Representações Sociais sobre o Ensino de Arte dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Abreu e Lima/PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9054579138439135pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2349279509950875pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ensino de Currículopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons