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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66603
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Título: | Responsabilidade social e cidadania no Programa Tetas e Tretas da Rádio e Televisão Universitária da UFRR |
Autor(es): | SILVA, Paulo César Reis da |
Palavras-chave: | Responsabilidade Social nas Universidades Públicas; Comunicação de Interesse Público; Extensão Universitária; Programa Tetas e Tretas |
Data do documento: | 16-Jul-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Paulo César Reis da. Responsabilidade social e cidadania no Programa Tetas e Tretas da Rádio e Televisão Universitária da UFRR. 2025. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A presente pesquisa analisou a percepção dos participantes do programa Tetas e Tretas, veiculado pela RTV/UFRR, acerca da promoção da responsabilidade social e da cidadania no contexto da comunicação pública. Fundamentada nos aportes de McQuail (2003) e Osgood (2006), a pesquisa entende a comunicação como um espaço estratégico para o fortalecimento da cidadania e do bem comum, especialmente quando orientada pelo interesse público (Costa, 2006; Cerqueira, 2016). O estudo ancorou-se no conceito de RSU, compreendida como o compromisso ético e transformador das instituições de ensino superior frente às demandas sociais (Wagenberg, 2006; Vallaeys, 2014; Eidt & Calgaro, 2021). A metodologia adotada foi qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, com estudo de caso do programa e entrevistas com sua equipe realizadora e convidadas. Os resultados demonstraram que o Tetas e Tretas atua como instrumento de educação comunicativa e extensionista, promovendo debates sobre os direitos das mulheres, diversidade e equidade, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e com as diretrizes da extensão universitária (FORPROEX, 2012). Concluiu-se que o programa se constitui como prática de comunicação de interesse público e de responsabilidade social universitária, contribuindo para o empoderamento feminino e a formação de uma sociedade mais crítica e inclusiva, conforme defendem Duarte (2021) e Rosso e Silvestrin (2013). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66603 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Administração |
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