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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66603
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | GOMÉZ, Carla Regina Pasa | - |
dc.contributor.author | SILVA, Paulo César Reis da | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-17T15:43:06Z | - |
dc.date.available | 2025-10-17T15:43:06Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Paulo César Reis da. Responsabilidade social e cidadania no Programa Tetas e Tretas da Rádio e Televisão Universitária da UFRR. 2025. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66603 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa analisou a percepção dos participantes do programa Tetas e Tretas, veiculado pela RTV/UFRR, acerca da promoção da responsabilidade social e da cidadania no contexto da comunicação pública. Fundamentada nos aportes de McQuail (2003) e Osgood (2006), a pesquisa entende a comunicação como um espaço estratégico para o fortalecimento da cidadania e do bem comum, especialmente quando orientada pelo interesse público (Costa, 2006; Cerqueira, 2016). O estudo ancorou-se no conceito de RSU, compreendida como o compromisso ético e transformador das instituições de ensino superior frente às demandas sociais (Wagenberg, 2006; Vallaeys, 2014; Eidt & Calgaro, 2021). A metodologia adotada foi qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, com estudo de caso do programa e entrevistas com sua equipe realizadora e convidadas. Os resultados demonstraram que o Tetas e Tretas atua como instrumento de educação comunicativa e extensionista, promovendo debates sobre os direitos das mulheres, diversidade e equidade, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e com as diretrizes da extensão universitária (FORPROEX, 2012). Concluiu-se que o programa se constitui como prática de comunicação de interesse público e de responsabilidade social universitária, contribuindo para o empoderamento feminino e a formação de uma sociedade mais crítica e inclusiva, conforme defendem Duarte (2021) e Rosso e Silvestrin (2013). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Responsabilidade Social nas Universidades Públicas | pt_BR |
dc.subject | Comunicação de Interesse Público | pt_BR |
dc.subject | Extensão Universitária | pt_BR |
dc.subject | Programa Tetas e Tretas | pt_BR |
dc.title | Responsabilidade social e cidadania no Programa Tetas e Tretas da Rádio e Televisão Universitária da UFRR | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0885291877240450 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1964176230213353 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Administracao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research analyzed the perception of participants in the program Tetas e Tretas, broadcast by Rádio e Televisão Universitária da Universidade Federal de Roraima (RTV/UFRR), regarding the promotion of social responsibility and citizenship in the context of public communication. Based on the contributions of McQuail (2003) and Osgood (2006), the research understands communication as a strategic space for strengthening citizenship and the common good, especially when guided by the public interest (Costa, 2006; Cerqueira, 2016). The study was anchored in the concept of University Social Responsibility (USR), understood as the ethical and transformative commitment of higher education institutions in the face of social demands (Wagenberg, 2006; Vallaeys, 2014; Eidt & Calgaro, 2021). The methodology adopted was qualitative, exploratory and descriptive in nature, with a case study of the program and interviews with its production team. The results demonstrated that Tetas e Tretas acts as an instrument of communicative and extensionist education, promoting debates on women's rights, diversity and equity, in line with the UN Sustainable Development Goals and the guidelines for university extension (FORPROEX, 2012). It was concluded that the program constitutes a practice of communication of public interest and university social responsibility, contributing to female empowerment and the formation of a more critical and inclusive society, as advocated by Duarte (2021) and Rosso and Silvestrin (2013). | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Administração |
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