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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGOMÉZ, Carla Regina Pasa-
dc.contributor.authorSILVA, Paulo César Reis da-
dc.date.accessioned2025-10-17T15:43:06Z-
dc.date.available2025-10-17T15:43:06Z-
dc.date.issued2025-07-16-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo César Reis da. Responsabilidade social e cidadania no Programa Tetas e Tretas da Rádio e Televisão Universitária da UFRR. 2025. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66603-
dc.description.abstractA presente pesquisa analisou a percepção dos participantes do programa Tetas e Tretas, veiculado pela RTV/UFRR, acerca da promoção da responsabilidade social e da cidadania no contexto da comunicação pública. Fundamentada nos aportes de McQuail (2003) e Osgood (2006), a pesquisa entende a comunicação como um espaço estratégico para o fortalecimento da cidadania e do bem comum, especialmente quando orientada pelo interesse público (Costa, 2006; Cerqueira, 2016). O estudo ancorou-se no conceito de RSU, compreendida como o compromisso ético e transformador das instituições de ensino superior frente às demandas sociais (Wagenberg, 2006; Vallaeys, 2014; Eidt & Calgaro, 2021). A metodologia adotada foi qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, com estudo de caso do programa e entrevistas com sua equipe realizadora e convidadas. Os resultados demonstraram que o Tetas e Tretas atua como instrumento de educação comunicativa e extensionista, promovendo debates sobre os direitos das mulheres, diversidade e equidade, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e com as diretrizes da extensão universitária (FORPROEX, 2012). Concluiu-se que o programa se constitui como prática de comunicação de interesse público e de responsabilidade social universitária, contribuindo para o empoderamento feminino e a formação de uma sociedade mais crítica e inclusiva, conforme defendem Duarte (2021) e Rosso e Silvestrin (2013).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectResponsabilidade Social nas Universidades Públicaspt_BR
dc.subjectComunicação de Interesse Públicopt_BR
dc.subjectExtensão Universitáriapt_BR
dc.subjectPrograma Tetas e Tretaspt_BR
dc.titleResponsabilidade social e cidadania no Programa Tetas e Tretas da Rádio e Televisão Universitária da UFRRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0885291877240450pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1964176230213353pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThis research analyzed the perception of participants in the program Tetas e Tretas, broadcast by Rádio e Televisão Universitária da Universidade Federal de Roraima (RTV/UFRR), regarding the promotion of social responsibility and citizenship in the context of public communication. Based on the contributions of McQuail (2003) and Osgood (2006), the research understands communication as a strategic space for strengthening citizenship and the common good, especially when guided by the public interest (Costa, 2006; Cerqueira, 2016). The study was anchored in the concept of University Social Responsibility (USR), understood as the ethical and transformative commitment of higher education institutions in the face of social demands (Wagenberg, 2006; Vallaeys, 2014; Eidt & Calgaro, 2021). The methodology adopted was qualitative, exploratory and descriptive in nature, with a case study of the program and interviews with its production team. The results demonstrated that Tetas e Tretas acts as an instrument of communicative and extensionist education, promoting debates on women's rights, diversity and equity, in line with the UN Sustainable Development Goals and the guidelines for university extension (FORPROEX, 2012). It was concluded that the program constitutes a practice of communication of public interest and university social responsibility, contributing to female empowerment and the formation of a more critical and inclusive society, as advocated by Duarte (2021) and Rosso and Silvestrin (2013).pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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