Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66506

Compartilhe esta página

Título: A construção de saberes pedagógicos para a promoção da inclusão educacional durante os estágios supervisionados do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): MOURA, Evellyn Karoline Felix dos Santos
ROCHA, Paula Gabriella Costa Belo da
Palavras-chave: Estágios Supervisionados;; Saberes Pedagógicos;; Inclusão Educacional;; Formação docente.
Data do documento: 19-Ago-2025
Citação: MOURA, Evellyn Karoline Felix dos Santos; ROCHA, Paula Gabriella Costa Belo da. A construção de saberes pedagógicos para a promoção da inclusão educacional durante os estágios supervisionados do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente artigo analisa a construção de saberes pedagógicos para a promoção da inclusão nas disciplinas de Pesquisa e Práticas Pedagógicas (PPP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), relacionadas às vivências dos Estágios Supervisionados. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu estudantes do curso de Pedagogia que estavam realizando, ou já haviam concluído, os Estágios Supervisionados Obrigatórios, entendidos como a articulação entre teoria e prática. Realizamos a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, a fim de identificar a abordagem de temas relacionados à inclusão e à diversidade nas disciplinas Pesquisa e Prática Pedagógica (PPPs) 4, 5, 6, 7 e 8. Aplicamos um questionário a 52 estudantes matriculados entre o 5º e o 10º períodos, buscando compreender os fatores que contribuem — e desafiam — a construção de saberes promotores da inclusão no contexto dos estágios. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo e indicam que os estudantes ainda percebem lacunas nos conhecimentos acadêmicos e nas experiências vivenciadas ao longo da formação inicial, presente na literatura aqui estudada que fragiliza o desenvolvimento de saberes pedagógicos necessários à implementação de práticas inclusivas no fazer docente. Conclui-se que é necessário rever a estrutura curricular, para fortalecer a articulação entre teoria e prática nos estágios, unida as diretrizes sobre a formação docente que atrelada à inclusão pode desenvolver estratégias didático-pedagógicas que fortaleçam a construção de saberes voltados à promoção da inclusão educacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66506
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Evellyn Karoline Felix dos Santos Moura _Paula Gabriella Costa Belo da Rocha.pdf875,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons