Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66506
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Andrea Carla Castro e | - |
dc.contributor.author | MOURA, Evellyn Karoline Felix dos Santos | - |
dc.contributor.author | ROCHA, Paula Gabriella Costa Belo da | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-13T17:01:20Z | - |
dc.date.available | 2025-10-13T17:01:20Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-11 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Evellyn Karoline Felix dos Santos; ROCHA, Paula Gabriella Costa Belo da. A construção de saberes pedagógicos para a promoção da inclusão educacional durante os estágios supervisionados do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66506 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo analisa a construção de saberes pedagógicos para a promoção da inclusão nas disciplinas de Pesquisa e Práticas Pedagógicas (PPP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), relacionadas às vivências dos Estágios Supervisionados. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu estudantes do curso de Pedagogia que estavam realizando, ou já haviam concluído, os Estágios Supervisionados Obrigatórios, entendidos como a articulação entre teoria e prática. Realizamos a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, a fim de identificar a abordagem de temas relacionados à inclusão e à diversidade nas disciplinas Pesquisa e Prática Pedagógica (PPPs) 4, 5, 6, 7 e 8. Aplicamos um questionário a 52 estudantes matriculados entre o 5º e o 10º períodos, buscando compreender os fatores que contribuem — e desafiam — a construção de saberes promotores da inclusão no contexto dos estágios. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo e indicam que os estudantes ainda percebem lacunas nos conhecimentos acadêmicos e nas experiências vivenciadas ao longo da formação inicial, presente na literatura aqui estudada que fragiliza o desenvolvimento de saberes pedagógicos necessários à implementação de práticas inclusivas no fazer docente. Conclui-se que é necessário rever a estrutura curricular, para fortalecer a articulação entre teoria e prática nos estágios, unida as diretrizes sobre a formação docente que atrelada à inclusão pode desenvolver estratégias didático-pedagógicas que fortaleçam a construção de saberes voltados à promoção da inclusão educacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 29p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Estágios Supervisionados; | pt_BR |
dc.subject | Saberes Pedagógicos; | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Educacional; | pt_BR |
dc.subject | Formação docente. | pt_BR |
dc.title | A construção de saberes pedagógicos para a promoção da inclusão educacional durante os estágios supervisionados do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5201100318026920 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5665630954160961 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6453010656363527 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Evellyn Karoline Felix dos Santos Moura _Paula Gabriella Costa Belo da Rocha.pdf | 875,19 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons