Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66506

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Andrea Carla Castro e-
dc.contributor.authorMOURA, Evellyn Karoline Felix dos Santos-
dc.contributor.authorROCHA, Paula Gabriella Costa Belo da-
dc.date.accessioned2025-10-13T17:01:20Z-
dc.date.available2025-10-13T17:01:20Z-
dc.date.issued2025-08-19-
dc.date.submitted2025-10-11-
dc.identifier.citationMOURA, Evellyn Karoline Felix dos Santos; ROCHA, Paula Gabriella Costa Belo da. A construção de saberes pedagógicos para a promoção da inclusão educacional durante os estágios supervisionados do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66506-
dc.description.abstractO presente artigo analisa a construção de saberes pedagógicos para a promoção da inclusão nas disciplinas de Pesquisa e Práticas Pedagógicas (PPP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), relacionadas às vivências dos Estágios Supervisionados. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu estudantes do curso de Pedagogia que estavam realizando, ou já haviam concluído, os Estágios Supervisionados Obrigatórios, entendidos como a articulação entre teoria e prática. Realizamos a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, a fim de identificar a abordagem de temas relacionados à inclusão e à diversidade nas disciplinas Pesquisa e Prática Pedagógica (PPPs) 4, 5, 6, 7 e 8. Aplicamos um questionário a 52 estudantes matriculados entre o 5º e o 10º períodos, buscando compreender os fatores que contribuem — e desafiam — a construção de saberes promotores da inclusão no contexto dos estágios. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo e indicam que os estudantes ainda percebem lacunas nos conhecimentos acadêmicos e nas experiências vivenciadas ao longo da formação inicial, presente na literatura aqui estudada que fragiliza o desenvolvimento de saberes pedagógicos necessários à implementação de práticas inclusivas no fazer docente. Conclui-se que é necessário rever a estrutura curricular, para fortalecer a articulação entre teoria e prática nos estágios, unida as diretrizes sobre a formação docente que atrelada à inclusão pode desenvolver estratégias didático-pedagógicas que fortaleçam a construção de saberes voltados à promoção da inclusão educacional.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEstágios Supervisionados;pt_BR
dc.subjectSaberes Pedagógicos;pt_BR
dc.subjectInclusão Educacional;pt_BR
dc.subjectFormação docente.pt_BR
dc.titleA construção de saberes pedagógicos para a promoção da inclusão educacional durante os estágios supervisionados do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5201100318026920pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5665630954160961pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6453010656363527pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Evellyn Karoline Felix dos Santos Moura _Paula Gabriella Costa Belo da Rocha.pdf875,19 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons