Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66471

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, André dos Santos-
dc.contributor.authorSilva, Luiz Miguel da-
dc.date.accessioned2025-10-10T19:10:34Z-
dc.date.available2025-10-10T19:10:34Z-
dc.date.issued2025-04-03-
dc.date.submitted2025-10-10-
dc.identifier.citationSILVA, Luiz Miguel da. Práticas lúdicas como meio de intervenção: uma revisão narrativa sobre o seu efeito na aprendizagem motora de crianças com tea de nível 1 a 2 de suporte. 2025. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66471-
dc.description.abstractCom o aumento de estudantes autistas nas escolas, profissionais da educação física terão que estar capacitados para ensiná-las, pois há pouco conhecimento de intervenções para melhor educar esse público. Portanto, pesquisas são importantes para propagação do conhecimento. Foi utilizada uma metodologia focada em pesquisas bibliográficas nas bases de dados PubMed, Scielo, Science Direct, Google Scholar e PsychInfo. Assim, através de descritores controlados e não controlados, todos na língua inglesa. As estratégias de buscas foram adequadas e adaptadas de acordo com a especificidade de cada base de dados. Através da busca, foram encontrados 106 estudos publicados e, após aplicar os critérios de elegibilidade, apenas duas pesquisas foram utilizadas para escrever o desenvolvimento e as considerações finais. Os estudos afirmam que a prática lúdica tem efeito na aprendizagem motora, mas há escassez de estudos clínicos, sendo necessário maior produção de pesquisas.pt_BR
dc.format.extent16 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAutismo. Crianças. Práticas Lúdicas. Aprendizagem Motora.pt_BR
dc.titlePRÁTICAS LÚDICAS COMO MEIO DE INTERVENÇÃO: UMA REVISÃO NARRATIVA SOBRE O SEU EFEITO NA APRENDIZAGEM MOTORA DE CRIANÇAS COM TEA DE NÍVEL 1 A 2 DE SUPORTE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCosta, André dos Santos-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6393904914807627pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9846819271734920pt_BR
dc.description.abstractxWith the increasing number of autistic students in schools, it is essential that physical education professionals are properly trained to teach this population, as there is still limited knowledge regarding effective interventions. Therefore, research is crucial for the dissemination of information and best practices. This study employed a methodology focused on bibliographic research in the databases PubMed, SciELO, ScienceDirect, Google Scholar, and PsycInfo, using both controlled and uncontrolled descriptors, all in English. Search strategies were tailored and adapted according to the specific characteristics of each database. A total of 100 studies were initially identified, but after applying the eligibility criteria, only two studies were selected to support the development and final considerations. The findings suggest that playful activities have a positive effect on motor learning; however, there is a lack of clinical studies, highlighting the need for further research in this area.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9846819271734920pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0003-1641-0426pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZ MIGUEL DA SILVA - TCC.docx.pdfPRÁTICAS LÚDICAS COMO MEIO DE INTERVENÇÃO: UMA REVISÃO NARRATIVA SOBRE O SEU EFEITO NA APRENDIZAGEM MOTORA DE CRIANÇAS COM TEA DE NÍVEL 1 A 2 DE SUPORTE.239,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons