Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66471
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, André dos Santos | - |
dc.contributor.author | Silva, Luiz Miguel da | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-10T19:10:34Z | - |
dc.date.available | 2025-10-10T19:10:34Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-03 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luiz Miguel da. Práticas lúdicas como meio de intervenção: uma revisão narrativa sobre o seu efeito na aprendizagem motora de crianças com tea de nível 1 a 2 de suporte. 2025. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66471 | - |
dc.description.abstract | Com o aumento de estudantes autistas nas escolas, profissionais da educação física terão que estar capacitados para ensiná-las, pois há pouco conhecimento de intervenções para melhor educar esse público. Portanto, pesquisas são importantes para propagação do conhecimento. Foi utilizada uma metodologia focada em pesquisas bibliográficas nas bases de dados PubMed, Scielo, Science Direct, Google Scholar e PsychInfo. Assim, através de descritores controlados e não controlados, todos na língua inglesa. As estratégias de buscas foram adequadas e adaptadas de acordo com a especificidade de cada base de dados. Através da busca, foram encontrados 106 estudos publicados e, após aplicar os critérios de elegibilidade, apenas duas pesquisas foram utilizadas para escrever o desenvolvimento e as considerações finais. Os estudos afirmam que a prática lúdica tem efeito na aprendizagem motora, mas há escassez de estudos clínicos, sendo necessário maior produção de pesquisas. | pt_BR |
dc.format.extent | 16 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Autismo. Crianças. Práticas Lúdicas. Aprendizagem Motora. | pt_BR |
dc.title | PRÁTICAS LÚDICAS COMO MEIO DE INTERVENÇÃO: UMA REVISÃO NARRATIVA SOBRE O SEU EFEITO NA APRENDIZAGEM MOTORA DE CRIANÇAS COM TEA DE NÍVEL 1 A 2 DE SUPORTE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Costa, André dos Santos | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/6393904914807627 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9846819271734920 | pt_BR |
dc.description.abstractx | With the increasing number of autistic students in schools, it is essential that physical education professionals are properly trained to teach this population, as there is still limited knowledge regarding effective interventions. Therefore, research is crucial for the dissemination of information and best practices. This study employed a methodology focused on bibliographic research in the databases PubMed, SciELO, ScienceDirect, Google Scholar, and PsycInfo, using both controlled and uncontrolled descriptors, all in English. Search strategies were tailored and adapted according to the specific characteristics of each database. A total of 100 studies were initially identified, but after applying the eligibility criteria, only two studies were selected to support the development and final considerations. The findings suggest that playful activities have a positive effect on motor learning; however, there is a lack of clinical studies, highlighting the need for further research in this area. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | (CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9846819271734920 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0003-1641-0426 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUIZ MIGUEL DA SILVA - TCC.docx.pdf | PRÁTICAS LÚDICAS COMO MEIO DE INTERVENÇÃO: UMA REVISÃO NARRATIVA SOBRE O SEU EFEITO NA APRENDIZAGEM MOTORA DE CRIANÇAS COM TEA DE NÍVEL 1 A 2 DE SUPORTE. | 239,64 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons