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Título : Os pequenos centros comerciais e a (re)Organização do espaço urbano: o caso do bairro Manaíra, em joão Pessoa-PB
Autor : SANTOS, Edinilza Barbosa dos
Palabras clave : Comércio; Pequenos centros comerciais; (re)organização espacial
Fecha de publicación : 2002
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Barbosa dos Santos, Edinilza; Cortez Crocia de Barros, Nilson. Os pequenos centros comerciais e a (re)Organização do espaço urbano: o caso do bairro Manaíra, em joão Pessoa-PB. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Resumen : O presente trabalho teve como objetivo compreender a dinâmica espacial do comércio no bairro de Manaíra, na cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, tendo como parâmetro principal, os pequenos centros comerciais. Procurou-se analisar a interferência desses equipamentos comerciais na (re)organização espacial do referido bairro, especialmente, no que se refere à simultaneidade de mudanças, tais como: melhorias permanentes na infraestrutura, processo de verticalização e a expansão de um comércio moderno. Tomou-se como base a utilização de dados quantitativos qualitativos, uma vez que foi realizada pesquisa de campo (com questionários diferentes e mapeamento de atividades econômicas), pesquisa documental (em órgãos governamentais locais) e bibliográfica. Os pequenos centros comerciais, que diferem entre si quanto à estrutura e atividades oferecidas, têm crescido consideravelmente nas cidades brasileiras, principalmente, nas de médio e grande porte. Observou-se através deste estudo, que na cidade de João Pessoa eles têm se expandido nos bairros de maior poder aquisitivo, a exemplo do bairro Manaíra, conferindo ao mesmo uma característica peculiar de comércio moderno. Esse tipo de centro comercial influencia na (re)organização espacial à medida que atraem outros investimentos do setor terciário e, ainda, constituem-se em equipamentos que viabilizam a valorização do espaço urbano. Esses empreendimentos contribuem para a redefinição de hábitos culturais e de consumo, de grande parcela da população, pois compreendem produtos de consumo do alto estrato da sociedade, sendo, considerados, portanto, ponto de referência de mercadorias e serviços que, por meio da ação capitalista, satisfazem as necessidades desse estrato da sociedade
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6642
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Geografia

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