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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6642

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROS, Nilson Cortez Crocia dept_BR
dc.contributor.authorSANTOS, Edinilza Barbosa dospt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:06:32Z
dc.date.available2014-06-12T18:06:32Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.citationBarbosa dos Santos, Edinilza; Cortez Crocia de Barros, Nilson. Os pequenos centros comerciais e a (re)Organização do espaço urbano: o caso do bairro Manaíra, em joão Pessoa-PB. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6642
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo compreender a dinâmica espacial do comércio no bairro de Manaíra, na cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, tendo como parâmetro principal, os pequenos centros comerciais. Procurou-se analisar a interferência desses equipamentos comerciais na (re)organização espacial do referido bairro, especialmente, no que se refere à simultaneidade de mudanças, tais como: melhorias permanentes na infraestrutura, processo de verticalização e a expansão de um comércio moderno. Tomou-se como base a utilização de dados quantitativos qualitativos, uma vez que foi realizada pesquisa de campo (com questionários diferentes e mapeamento de atividades econômicas), pesquisa documental (em órgãos governamentais locais) e bibliográfica. Os pequenos centros comerciais, que diferem entre si quanto à estrutura e atividades oferecidas, têm crescido consideravelmente nas cidades brasileiras, principalmente, nas de médio e grande porte. Observou-se através deste estudo, que na cidade de João Pessoa eles têm se expandido nos bairros de maior poder aquisitivo, a exemplo do bairro Manaíra, conferindo ao mesmo uma característica peculiar de comércio moderno. Esse tipo de centro comercial influencia na (re)organização espacial à medida que atraem outros investimentos do setor terciário e, ainda, constituem-se em equipamentos que viabilizam a valorização do espaço urbano. Esses empreendimentos contribuem para a redefinição de hábitos culturais e de consumo, de grande parcela da população, pois compreendem produtos de consumo do alto estrato da sociedade, sendo, considerados, portanto, ponto de referência de mercadorias e serviços que, por meio da ação capitalista, satisfazem as necessidades desse estrato da sociedadept_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComérciopt_BR
dc.subjectPequenos centros comerciaispt_BR
dc.subject(re)organização espacialpt_BR
dc.titleOs pequenos centros comerciais e a (re)Organização do espaço urbano: o caso do bairro Manaíra, em joão Pessoa-PBpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

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