Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66246
Comparte esta pagina
Título : | Protótipo de jogo educativo antirracista inspirado no Projeto Griô |
Autor : | SILVA, Jessica Kilner dos Santos |
Palabras clave : | Educação antirracista; Cultura afro-brasileira; Lei 10.639/2003; Design de Jogos; Projeto Griô |
Fecha de publicación : | 8-ago-2025 |
Citación : | SILVA, Jéssica Kilner dos Santos. Protótipo de jogo educativo antirracista inspirado no Projeto Griô. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um protótipo de jogo educativo como ferramenta didática para apoiar a implementação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. O projeto se inspira no Projeto Griô, iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que utiliza arte e o teatro para valorizar a história negra no ambiente escolar. A pesquisa destaca a persistência do racismo estrutural na educação e a necessidade de materiais pedagógicos mais representativos, que evitem estereótipos e promovam uma abordagem positiva da história afro-brasileira. O protótipo de jogo, fundamentado utilizando a metodologia de design de jogos de Credidio (2007), complementada com a de Schell (2011), busca proporcionar uma experiência lúdica e imersiva para alunos do ensino fundamental II e/ou médio, estimulando o engajamento e a aprendizagem ativa. Além disso, a proposta conecta-se com a experiência profissional da autora, que participou da construção da identidade visual do Projeto Griô. Dessa forma, o estudo reforça a importância do design como meio para promover a educação antirracista e a valorização da cultura afro-brasileira nas escolas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66246 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jessica Kilner dos Santos Silva.pdf | 7,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons