Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66246
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CHICCA JUNIOR, Natal Anacleto | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jessica Kilner dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-25T17:01:23Z | - |
dc.date.available | 2025-09-25T17:01:23Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jéssica Kilner dos Santos. Protótipo de jogo educativo antirracista inspirado no Projeto Griô. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66246 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um protótipo de jogo educativo como ferramenta didática para apoiar a implementação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. O projeto se inspira no Projeto Griô, iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que utiliza arte e o teatro para valorizar a história negra no ambiente escolar. A pesquisa destaca a persistência do racismo estrutural na educação e a necessidade de materiais pedagógicos mais representativos, que evitem estereótipos e promovam uma abordagem positiva da história afro-brasileira. O protótipo de jogo, fundamentado utilizando a metodologia de design de jogos de Credidio (2007), complementada com a de Schell (2011), busca proporcionar uma experiência lúdica e imersiva para alunos do ensino fundamental II e/ou médio, estimulando o engajamento e a aprendizagem ativa. Além disso, a proposta conecta-se com a experiência profissional da autora, que participou da construção da identidade visual do Projeto Griô. Dessa forma, o estudo reforça a importância do design como meio para promover a educação antirracista e a valorização da cultura afro-brasileira nas escolas. | pt_BR |
dc.format.extent | 103p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Design de Jogos | pt_BR |
dc.subject | Projeto Griô | pt_BR |
dc.title | Protótipo de jogo educativo antirracista inspirado no Projeto Griô | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1830242868845533 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4342813292707097 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper proposes the development of a prototype educational game as a teaching tool to support the implementation of Law 10.639/2003, which makes the teaching of Afro-Brazilian history and culture compulsory in schools. The project is inspired by the Griô Project, an initiative of the Pernambuco Public Prosecutor’s Office (MPPE) that uses art and theater to value black history in the school environment. The research highlights the persistence of structural racism in education and the need for more representative teaching materials that avoid stereotypes and promote a positive approach to Afro-Brazilian history. The game prototype, based on Credidio’s (2007) game design methodology, complemented by Schell’s (2011), seeks to provide a playful and immersive experience for primary and/or secondary school students, stimulating engagement and active learning. In addition, the proposal connects with the professional experience of the author, who participated in the construction of the Griô Project’s visual identity. In this way, the study reinforces the importance of design as a means of promoting anti-racist education and the appreciation of Afro-Brazilian culture in schools. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DDesign) - Departamento de Design | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Design – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jessica Kilner dos Santos Silva.pdf | 7,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons