Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66246

Share on

Title: Protótipo de jogo educativo antirracista inspirado no Projeto Griô
Authors: SILVA, Jessica Kilner dos Santos
Keywords: Educação antirracista; Cultura afro-brasileira; Lei 10.639/2003; Design de Jogos; Projeto Griô
Issue Date: 8-Aug-2025
Citation: SILVA, Jéssica Kilner dos Santos. Protótipo de jogo educativo antirracista inspirado no Projeto Griô. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um protótipo de jogo educativo como ferramenta didática para apoiar a implementação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. O projeto se inspira no Projeto Griô, iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que utiliza arte e o teatro para valorizar a história negra no ambiente escolar. A pesquisa destaca a persistência do racismo estrutural na educação e a necessidade de materiais pedagógicos mais representativos, que evitem estereótipos e promovam uma abordagem positiva da história afro-brasileira. O protótipo de jogo, fundamentado utilizando a metodologia de design de jogos de Credidio (2007), complementada com a de Schell (2011), busca proporcionar uma experiência lúdica e imersiva para alunos do ensino fundamental II e/ou médio, estimulando o engajamento e a aprendizagem ativa. Além disso, a proposta conecta-se com a experiência profissional da autora, que participou da construção da identidade visual do Projeto Griô. Dessa forma, o estudo reforça a importância do design como meio para promover a educação antirracista e a valorização da cultura afro-brasileira nas escolas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66246
Appears in Collections:(TCC) - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Jessica Kilner dos Santos Silva.pdf7,75 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons