Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66207
Compartilhe esta página
Título: | A prática pedagógica em escola da educação infantil sobre a religiosidade africana e afro-brasileira: racismo religioso e a infância no território educativo |
Autor(es): | SANTOS, Suellen Correia dos |
Palavras-chave: | Prática Pedagógica; Educação Infantil; Religiosidade Africana e Afro-brasileira |
Data do documento: | 14-Ago-2025 |
Citação: | Santos , Suellen Correia dos.A prática pedagógica em escola da educação infantil sobre a religiosidade africana e afro-brasileira: racismo religioso e a infância no território educativo.2025.Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Nosso objetivo foi compreender de que forma tem se desenvolvido a prática pedagógica em escola de referência na Educação Infantil sobre a religiosidade africana e afro-brasileira em uma escola de referência da rede municipal de ensino no Grande Recife. Nos apoiamos em Kilomba (2019), Nogueira (2020), Souza (2006), dentre outros. Realizamos uma pesquisa do tipo estudo de caso, utilizando a entrevista semiestruturada com gestores; bibliotecária; docentes e profissionais de apoio. Os resultados indicam que a prática pedagógica na escola caminha com avanços positivos na educação antirracista. Contudo, é preciso combater ações discriminatórias oriundas de outros espaços e reproduzidas no ambiente escolar. Faz-se necessário, portanto, formações continuadas sobre a temática, de modo a ampliar avanços nas demais escolas e vencer as dificuldades ainda presentes na escola. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66207 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- SUELLEN CORREIA DOS SANTOS.pdf | 420,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons