Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66207

Comparte esta pagina

Título : A prática pedagógica em escola da educação infantil sobre a religiosidade africana e afro-brasileira: racismo religioso e a infância no território educativo
Autor : SANTOS, Suellen Correia dos
Palabras clave : Prática Pedagógica; Educação Infantil; Religiosidade Africana e Afro-brasileira
Fecha de publicación : 14-ago-2025
Citación : Santos , Suellen Correia dos.A prática pedagógica em escola da educação infantil sobre a religiosidade africana e afro-brasileira: racismo religioso e a infância no território educativo.2025.Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Nosso objetivo foi compreender de que forma tem se desenvolvido a prática pedagógica em escola de referência na Educação Infantil sobre a religiosidade africana e afro-brasileira em uma escola de referência da rede municipal de ensino no Grande Recife. Nos apoiamos em Kilomba (2019), Nogueira (2020), Souza (2006), dentre outros. Realizamos uma pesquisa do tipo estudo de caso, utilizando a entrevista semiestruturada com gestores; bibliotecária; docentes e profissionais de apoio. Os resultados indicam que a prática pedagógica na escola caminha com avanços positivos na educação antirracista. Contudo, é preciso combater ações discriminatórias oriundas de outros espaços e reproduzidas no ambiente escolar. Faz-se necessário, portanto, formações continuadas sobre a temática, de modo a ampliar avanços nas demais escolas e vencer as dificuldades ainda presentes na escola.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66207
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC- SUELLEN CORREIA DOS SANTOS.pdf420,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons