Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66131

Share on

Title: A utilização de materiais autorais digitais educacionais na geografia escolar
Authors: SOUSA, Ícaro e Silva
Keywords: Educomunicação; Metodologias ativas; Paisagem; Geografia Escolar
Issue Date: 19-Feb-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SOUSA, Ícaro e Silva. A utilização de materiais autorais digitais educacionais na geografia escolar. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Ao longo dos anos, a Geografia escolar lida com o desafio de proporcionar uma aprendizagem significativa utilizando-se de métodos que sejam atrativos aos estudantes e buscando aproximar os conceitos geográficos à realidade na qual esses estudantes estão inseridos. Buscando alcançar tal finalidade, as metodologias altivas surgem como possibilidade de desenvolver métodos e procedimentos a serem utilizados no ambiente escolar que busquem oferecer ao estudante o papel de protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. Dentre as diversas alternativas de metodologias ativas existentes, esse trabalho propõe-se a analisar a aplicação de um método pautado no conceito da Educomunicação, que busca integrar o processo de comunicação ao de educação por meio de incentivos aos estudantes para participarem de maneira ativa na construção do processo de ensino-aprendizagem. Dentro dessa proposta, os estudantes dos 7o anos B e C da EMTI Professor Agerson Tabosa Pinto, lócus da pesquisa, foram convidados a participar de uma série de atividades desenvolvidas no decorrer das aulas de Geografia, buscando evidenciar a categoria geográfica paisagem a partir de vivências cotidianas. Dentre as atividades realizadas podemos citar: elaboração de croquis retratando paisagens cotidianas, realização registro fotográficos de paisagens encontradas no bairro, apresentação de um trabalho na feira de ciências escolar sobre a categoria geográfica paisagem a partir de uma perspectiva local e utilização de uma cartilha digital, que foi construída a partir das fotografias registradas pelos estudantes. A avaliação dos resultados obtidos através da pesquisa deu-se através da aplicação de questionários junto aos estudantes participantes, onde se constatou que a utilização de recursos digitais, bem como a aproximação dos conteúdos lecionados a realidade dos estudantes tem o potencial de tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66131
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Ícaro e Silva Sousa.pdf7,44 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons