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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66131

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Maria Francineila Pinheiro dos-
dc.contributor.authorSOUSA, Ícaro e Silva-
dc.date.accessioned2025-09-23T13:50:29Z-
dc.date.available2025-09-23T13:50:29Z-
dc.date.issued2025-02-19-
dc.identifier.citationSOUSA, Ícaro e Silva. A utilização de materiais autorais digitais educacionais na geografia escolar. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66131-
dc.description.abstractAo longo dos anos, a Geografia escolar lida com o desafio de proporcionar uma aprendizagem significativa utilizando-se de métodos que sejam atrativos aos estudantes e buscando aproximar os conceitos geográficos à realidade na qual esses estudantes estão inseridos. Buscando alcançar tal finalidade, as metodologias altivas surgem como possibilidade de desenvolver métodos e procedimentos a serem utilizados no ambiente escolar que busquem oferecer ao estudante o papel de protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. Dentre as diversas alternativas de metodologias ativas existentes, esse trabalho propõe-se a analisar a aplicação de um método pautado no conceito da Educomunicação, que busca integrar o processo de comunicação ao de educação por meio de incentivos aos estudantes para participarem de maneira ativa na construção do processo de ensino-aprendizagem. Dentro dessa proposta, os estudantes dos 7o anos B e C da EMTI Professor Agerson Tabosa Pinto, lócus da pesquisa, foram convidados a participar de uma série de atividades desenvolvidas no decorrer das aulas de Geografia, buscando evidenciar a categoria geográfica paisagem a partir de vivências cotidianas. Dentre as atividades realizadas podemos citar: elaboração de croquis retratando paisagens cotidianas, realização registro fotográficos de paisagens encontradas no bairro, apresentação de um trabalho na feira de ciências escolar sobre a categoria geográfica paisagem a partir de uma perspectiva local e utilização de uma cartilha digital, que foi construída a partir das fotografias registradas pelos estudantes. A avaliação dos resultados obtidos através da pesquisa deu-se através da aplicação de questionários junto aos estudantes participantes, onde se constatou que a utilização de recursos digitais, bem como a aproximação dos conteúdos lecionados a realidade dos estudantes tem o potencial de tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectGeografia Escolarpt_BR
dc.titleA utilização de materiais autorais digitais educacionais na geografia escolarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2005179223657847pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2023086653714834pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxOver the years, school Geography has faced the challenge of providing meaningful learning experiences by employing methods that engage students and connecting geographical concepts to the reality in which these students are immersed. In pursuit of this goal, active methodologies emerge as a way to develop methods and procedures to be used in the school environment, aiming to give students a leading role in the teaching-learning process. Among the various active methodologies available, this study aims to analyze the application of a method based on the concept of Educommunication, which seeks to integrate the communication process with education by encouraging students to actively participate in the construction of the teaching-learning process. Within this framework, students from the 7th grades B and C of EMTI Professor Agerson Tabosa Pinto, the locus of the research, were invited to participate in a series of activities developed during Geography classes, aiming to highlight the geographical category of "landscape" through everyday experiences. The activities included creating sketches depicting everyday landscapes, taking photographs of landscapes within their neighborhood, presenting a project at the school science fair on the geographical category "landscape" from a local perspective, and using a digital booklet created from the photographs taken by the students. The evaluation of the results was conducted through questionnaires completed by the participating students, which revealed that the use of digital resources and the connection of taught content to the students’ reality have the potential to make classes more engaging and dynamic.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia

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