Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66101

Compartilhe esta página

Título: Geografia, lugar e formação discente no 6º ano da EMEF José Pedro da Silva
Autor(es): OLIVEIRA, Flávia Alves de Freitas
Palavras-chave: Espaço geográfico; Ensino contextualizado; Aprendizagem
Data do documento: 22-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Flávia Alves de Freitas. Geografia, lugar e formação discente do 6º ano da EMEF José Pedro da Silva. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Estudar o espaço geográfico é algo de grande relevância na vida dos seres humanos, pois como nos alerta P. George (1987) é através do homem na terra, que a Geografia imbui-se de ação. Portanto, na medida em que a sociedade vai evoluindo, junto com ela precisa-se acompanhar e conhecer o espaço territorialmente moldado, com vistas a saber como agir de maneira consciente, crítica e autônoma. O presente estudo objetivou investigar como os professores de geografia trabalham o conteúdo do Espaço Geográfico, nas suas aulas, muito além do conhecimento prévio estabelecido nos livros didáticos, ou seja, abarcando os exemplos do cotidiano dos alunos nas turmas do 6° ano da Escola José Pedro da Silva. Entendemos que valorizar o conhecimento prévio do aluno é fator estimulante de novas descobertas sobre a sua própria existência, bem como do seu entorno espacial, particularmente do lugar em que ele vive, aspecto que pode tornar as aulas de Geografia ainda mais profícuas. Conclui-se, então, que as aulas expositivas embasadas nos livros didáticos, o aporte de reflexões sobre as temáticas, juntamente com as vivências dos alunos no contexto dos seus lugares de vida, pode fomentar maior interesse dos alunos pela disciplina e criar, desde já, um espírito de cidadania. Para tanto, foi pertinente a feitura de uma sequência didática, com atividades que foram realizadas na referida unidade de ensino, no bairro São Miguel, mesclando ensino, experiência de vida e aprendizado, Esse produto servirá de apoio para auxiliar vários professores no momento do seu planejamento de aula sobre o espaço Geográfico e Lugar como uma estratégia de formar nossos alunos para atuar no cenário atual de forma autentica e eficaz.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66101
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Flávia Alves de Freitas Oliveira.PDF1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons