Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66101

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Alcindo José de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Flávia Alves de Freitas-
dc.date.accessioned2025-09-19T15:57:49Z-
dc.date.available2025-09-19T15:57:49Z-
dc.date.issued2024-08-22-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Flávia Alves de Freitas. Geografia, lugar e formação discente do 6º ano da EMEF José Pedro da Silva. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66101-
dc.description.abstractEstudar o espaço geográfico é algo de grande relevância na vida dos seres humanos, pois como nos alerta P. George (1987) é através do homem na terra, que a Geografia imbui-se de ação. Portanto, na medida em que a sociedade vai evoluindo, junto com ela precisa-se acompanhar e conhecer o espaço territorialmente moldado, com vistas a saber como agir de maneira consciente, crítica e autônoma. O presente estudo objetivou investigar como os professores de geografia trabalham o conteúdo do Espaço Geográfico, nas suas aulas, muito além do conhecimento prévio estabelecido nos livros didáticos, ou seja, abarcando os exemplos do cotidiano dos alunos nas turmas do 6° ano da Escola José Pedro da Silva. Entendemos que valorizar o conhecimento prévio do aluno é fator estimulante de novas descobertas sobre a sua própria existência, bem como do seu entorno espacial, particularmente do lugar em que ele vive, aspecto que pode tornar as aulas de Geografia ainda mais profícuas. Conclui-se, então, que as aulas expositivas embasadas nos livros didáticos, o aporte de reflexões sobre as temáticas, juntamente com as vivências dos alunos no contexto dos seus lugares de vida, pode fomentar maior interesse dos alunos pela disciplina e criar, desde já, um espírito de cidadania. Para tanto, foi pertinente a feitura de uma sequência didática, com atividades que foram realizadas na referida unidade de ensino, no bairro São Miguel, mesclando ensino, experiência de vida e aprendizado, Esse produto servirá de apoio para auxiliar vários professores no momento do seu planejamento de aula sobre o espaço Geográfico e Lugar como uma estratégia de formar nossos alunos para atuar no cenário atual de forma autentica e eficaz.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEspaço geográficopt_BR
dc.subjectEnsino contextualizadopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleGeografia, lugar e formação discente no 6º ano da EMEF José Pedro da Silvapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6671688023138043pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6656311800970192pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxStudying the geographic space is of great relevance in the life of human beings, as P. George (1987) warns us, it is through man on earth that Geography is imbued with action. Therefore, as society evolves, it is essential to keep up with and understand the territory that has been shaped, aiming to know how to act in a conscious, critical, and autonomous manner. The present study aimed to investigate how geography teachers work with the content of Geographic Space in their classes, going beyond the prior knowledge established in textbooks, that is, encompassing examples from the everyday lives of students in the 6th grade at José Pedro da Silva School. We understand that valuing the student’s prior knowledge is a stimulating factor for new discoveries about their own existence, as well as their spatial surroundings, particularly the place where they live, an aspect that can make Geography classes even more fruitful. It is concluded that expository lessons based on textbooks, the introduction of reflections on the themes, together with the students' experiences in the context of their living places, can foster greater interest among students in the subject and create, from now on, a spirit of citizenship. Therefore, it was relevant to create a didactic sequence, with activities that were carried out in the aforementioned teaching unit, in the São Miguel neighborhood, blending teaching, life experience, and learning. This product will serve as support to assist several teachers in their lesson planning on Geographical Space and Place as a strategy to prepare our students to act in the current scenario in an authentic and effective way.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Flávia Alves de Freitas Oliveira.PDF1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons