Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65970

Comparte esta pagina

Título : Investigando a Geometria na Educação Infantil: uma proposta de formação para professores
Autor : CRUZ, Amanda de Albuquerque Melo
Palabras clave : Geometria; Educação Infantil; Formação continuada
Fecha de publicación : 16-may-2025
Citación : CRUZ, Amanda de Albuquerque Melo Cruz. Investigando a Geometria na Educação Infantil: uma proposta de formação para professores. 2025. Trabalho de conclusão do curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025..
Resumen : Esta pesquisa procurou fazer um levantamento do ensino de Geometria na Educação Infantil. Qual a importância de se estudar Geometria, como ela aparece em dois documentos norteadores curriculares para Educação Infantil (a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e a Política de Ensino da Rede Municipal de Educação do Recife - RMER), e como a bibliografia discorre de como está e como deve ser realizado esse ensino. Escolhemos uma escola-campo da Rede Municipal da cidade do Recife e analisamos os materiais didáticos que ela dispunha. Após isso elaboramos um questionário a ser respondido pelas professoras da escola-campo, através das respostas dele buscamos: verificar se elas compreendiam o conteúdo de Geometria apontado como condizente para a realidade da Educação Infantil, se o que foi afirmado nos artigos de revisão bibliográfica condizia com a realidade da escola e para embasar a organização e elaboração da proposta de formação continuada, objetivo final dessa pesquisa. As formações continuadas podem melhorar o desempenho dos professores em sala de aula nos conteúdos de Geometria, e servem também como motivação para que sempre se aperfeiçoem e aprofundem seus conhecimentos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65970
Aparece en las colecciones: (TCC) - Expressão Gráfica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Amanda de Albuquerque Melo Cruz.docx (2).pdf10,49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons