Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65970

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGALVÃO, Thyana Farias-
dc.contributor.authorCRUZ, Amanda de Albuquerque Melo-
dc.date.accessioned2025-09-16T14:17:24Z-
dc.date.available2025-09-16T14:17:24Z-
dc.date.issued2025-05-16-
dc.date.submitted2025-09-03-
dc.identifier.citationCRUZ, Amanda de Albuquerque Melo Cruz. Investigando a Geometria na Educação Infantil: uma proposta de formação para professores. 2025. Trabalho de conclusão do curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025..pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65970-
dc.description.abstractEsta pesquisa procurou fazer um levantamento do ensino de Geometria na Educação Infantil. Qual a importância de se estudar Geometria, como ela aparece em dois documentos norteadores curriculares para Educação Infantil (a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e a Política de Ensino da Rede Municipal de Educação do Recife - RMER), e como a bibliografia discorre de como está e como deve ser realizado esse ensino. Escolhemos uma escola-campo da Rede Municipal da cidade do Recife e analisamos os materiais didáticos que ela dispunha. Após isso elaboramos um questionário a ser respondido pelas professoras da escola-campo, através das respostas dele buscamos: verificar se elas compreendiam o conteúdo de Geometria apontado como condizente para a realidade da Educação Infantil, se o que foi afirmado nos artigos de revisão bibliográfica condizia com a realidade da escola e para embasar a organização e elaboração da proposta de formação continuada, objetivo final dessa pesquisa. As formações continuadas podem melhorar o desempenho dos professores em sala de aula nos conteúdos de Geometria, e servem também como motivação para que sempre se aperfeiçoem e aprofundem seus conhecimentos.pt_BR
dc.format.extent119p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleInvestigando a Geometria na Educação Infantil: uma proposta de formação para professorespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4905156Y9&tokenCaptchar=0cAFcWeA7op6qID2QiZqnaLR9xqKkODJToxgJvNuS5WHAPLs8lL_2TllfxgWqqKV3WA_k1pqLPSruEZvpjSAqDj2f_cZXs_8jCB9W-MNc06qsYDO76o6aC4UQY4dVM_HJUrPpRvthUalwV96IWLHIJ3t12Xm661PBS3QtrP5hFcK17HW5lF4AUV2X3Lp4EYKteOWerXqTJHlQgIChW4S76_Ao9dKQTxXGWMFnhHjjxm8WtLab_5x_XHUdPG3YaekFnLuj43GPpImNiTQPz2nt3ts-dxBRYFC62h-jdB5VvMhwuA8QaB5B09bzfA8Rux1b5P1xY-SN9ZTBMIOPLIJRSabqo69JqmcKQKE029lnwItgO0BysviqGN7C3XsbKr7deE5UwqMqOINhA3jKVF2wbHbQNG-g2iskI_L29ZH_nXeW1bsgmOWqInO6iLsu5queG6H9n-qFSRmqebMDWzpgadbXWoCdDjUYscIbVWKcFyDS14ZUopmBwu3YjNg2yN0YX1ltQZQxpA7XTyIHEY6Ok67U7JzIZnlnRSZFqaalD4cb18UaUyk1B1w0LWPvGuiNwsrRT8AnOhJXILZdkmy2W8jjI1aCK6cdb-tH1AlPcUJGGd4uqr1IO8RIzHgQsmTvKjBGI7H7FaEl-MHe-UfVuuCy3HsB8eQkSCKSXaK--jyzC10rpD25BK6qjmePT_fqUKF4HkgFkUWgrm3XHtWrKZocBQ2Qdg_G8uZo8_pRmjxtSUmS0s7N6axJ-OpzNQvU0vQG2YGu4FNDYHocBVGudFTTJqgP_eMVNbDo4Lo-_T3bOMfn9oyE_Ono2vi5HC3qmXU2OJLBkexDJpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794002Z9&tokenCaptchar=0cAFcWeA5RS8Grxm4wZbCNZJij4WRwbm1TIjTwFkqeywXlYO1sJ3Lr4gwDaW32TLw4-xRFKJud7fpUvzLk-HrLXhP01rjE3LsYkQxEA8sPjRR8WYaqMtCmc1KWk72Vk2e3NapgUff4I4cxivxgmehn2IVPqwdDTP6TvtsGFd0sXC1aQFCV275OPRIWX1PQ4HofCMIDt29UCylMwRZQngkAlB_mPn7oL0mnB630xVMM4nhIBnSfgf2DVBRzpoeNSGKmPLV-eF0P9gTP20uvhYoiutfpU0TZei5-c_2fjHxBD1jZTl0eOFoKRmD0HyiuUgW9dbTKk1rJ4RrLWhrVohijTE6k42OWHnoCur9K6KGTvrwH9EoucCBpXFLR9Nqzsseu_njfwztJErYyDkJw_zg5MTMqNr0jMbd9Op1Jjq40SOZPc3DHbfijjCYfU_VMU_ZwMr8oFmA_n-3NPi2eRP4qMopKTkcP5jJPDQLDGAMxvLoNXhEuzKqJ8CAYMOjrEept_80GLBe327OK-Ogxra5bphmyrTDR8jTI6BbT8pfkOVAf4CgWYXxFFIlOUkJofet95PgWoq1KgZMJja9lASP_5ODkNGOws3dRd7DKH2RpWbgCcmMfrInvMhSeuy62xZSr4U2qRhnw0Fv9nkY7h1VS6xNrk6LCP2gvDQFfl3yqFH-X8AxM7od75fVUMuAqBew_zyBRxnAaBixUtZERNY5EqrilPRAIK4oWeXvs5nEadlRjcDDXwjpVpwzIcUpKRo0P-N6LmV16LyfbnGR_JSv3Ryf0HB5F41gisgpt_BR
dc.description.abstractxThis research sought to survey the teaching of Geometry in Early Childhood Education. What is the importance of studying Geometry, how does it appear in two curriculum guiding documents for Early Childhood Education (the National Common Curriculum Base - BNCC and the Teaching Policy of the Municipal Education Network of Recife - RMER), and how does the bibliography discuss how this teaching is and should be carried out. We chose a field school from the Municipal Network of the city of Recife and analyzed the teaching materials it had available. After this, we prepared a questionnaire to be answered by the teachers at the field school. Through their answers, we sought to: verify whether they understood the Geometry content indicated as being appropriate for the reality of Early Childhood Education; whether what was stated in the literature review articles was consistent with the reality of the school; and to support the organization and preparation of the continuing education proposal, the ultimate goal of this research. Ongoing training can improve teachers' performance in the classroom in Geometry content, and also serve as motivation for them to always improve and deepen their knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DEG) - Departamento de Expressão Gráficapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Expressão Gráfica – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0009-0000-2040-7797pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Expressão Gráfica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Amanda de Albuquerque Melo Cruz.docx (2).pdf10,49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons