Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65949
Share on
Title: | Níveis de Van Hiele e a compreensão de demonstrações em semelhança de triângulos na geometria euclidiana. |
Authors: | OLIVEIRA, Ana Clara nascimento |
Keywords: | Geometria; Van Hiele; Pensamento geométrico; Ensino superior; Educação matemática; Formação de professores |
Issue Date: | 7-Aug-2025 |
Citation: | OLIVEIRA, Ana Clara Nascimento. Níveis de Van Hiele e a compreensão de demonstrações em semelhança de triângulos na geometria. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | Nos cursos de licenciatura em Matemática, disciplinas com demonstrações são desafiadoras devido às dificuldades na abstração, na compreensão lógica e na construção rigorosa de argumentos, inclusive nas disciplinas de geometria. Diante disso, torna-se relevante analisar o pensamento geométrico dos alunos com base na Teoria do desenvolvimento do pensamento geométrico segundo Van Hiele, especialmente nos argumentos utilizados em demonstrações de conteúdos específicos da Geometria Plana, com ênfase na semelhança de triângulos. Dessa forma, ao se compreender como os alunos estruturam esses argumentos, pode-se identificar suas dificuldades. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com estudantes do 5º período do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA) na disciplina de Geometria Plana, e utilizou um questionário como instrumento para identificar como os níveis do pensamento da teoria dos Van Hiele se manifestam nos argumentos utilizados em demonstrações sobre semelhança de triângulos, permitindo refletir sobre as dificuldades encontradas e apontar caminhos para investigações futuras. Os resultados revelaram que a maioria dos licenciandos avaliados permanece em níveis iniciais de pensamento geométrico segundo a teoria de Van Hiele, apresentando dificuldades na compreensão de demonstrações envolvendo a semelhança de triângulos. Essa constatação evidencia lacunas na formação geométrica dos futuros professores e aponta para a importância de estratégias pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento de níveis mais elevados de raciocínio matemático. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65949 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_anaclaranascimento (2).pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License