Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65949
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Menezes, Josinalva Estacio | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Ana Clara nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-15T21:36:05Z | - |
dc.date.available | 2025-09-15T21:36:05Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-20 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ana Clara Nascimento. Níveis de Van Hiele e a compreensão de demonstrações em semelhança de triângulos na geometria. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65949 | - |
dc.description.abstract | Nos cursos de licenciatura em Matemática, disciplinas com demonstrações são desafiadoras devido às dificuldades na abstração, na compreensão lógica e na construção rigorosa de argumentos, inclusive nas disciplinas de geometria. Diante disso, torna-se relevante analisar o pensamento geométrico dos alunos com base na Teoria do desenvolvimento do pensamento geométrico segundo Van Hiele, especialmente nos argumentos utilizados em demonstrações de conteúdos específicos da Geometria Plana, com ênfase na semelhança de triângulos. Dessa forma, ao se compreender como os alunos estruturam esses argumentos, pode-se identificar suas dificuldades. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com estudantes do 5º período do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA) na disciplina de Geometria Plana, e utilizou um questionário como instrumento para identificar como os níveis do pensamento da teoria dos Van Hiele se manifestam nos argumentos utilizados em demonstrações sobre semelhança de triângulos, permitindo refletir sobre as dificuldades encontradas e apontar caminhos para investigações futuras. Os resultados revelaram que a maioria dos licenciandos avaliados permanece em níveis iniciais de pensamento geométrico segundo a teoria de Van Hiele, apresentando dificuldades na compreensão de demonstrações envolvendo a semelhança de triângulos. Essa constatação evidencia lacunas na formação geométrica dos futuros professores e aponta para a importância de estratégias pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento de níveis mais elevados de raciocínio matemático. | pt_BR |
dc.format.extent | 70p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Van Hiele | pt_BR |
dc.subject | Pensamento geométrico | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Níveis de Van Hiele e a compreensão de demonstrações em semelhança de triângulos na geometria euclidiana. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8476193167277646 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In undergraduate mathematics programs, courses involving demonstrations are challenging due to the difficulties in abstraction, logical understanding, and rigorous argument construction, including in geometry. Therefore, it becomes relevant to analyze students' geometric thinking based on Van Hiele's Theory of the Development of Geometric Thinking, especially in the arguments used in demonstrations of specific plane geometry content, with an emphasis on triangle similarity. Thus, by understanding how students structure these arguments, their difficulties can be identified. The qualitative research was conducted with fifth-year students of the undergraduate mathematics program at the Federal University of Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA) in the Plane Geometry course. A questionnaire was used to identify how the levels of thought in Van Hiele's theory manifest themselves in the arguments used in demonstrations of triangle similarity, allowing reflection on the difficulties encountered and pointing to avenues for future research. The results revealed that most of the undergraduate students evaluated remain at the initial levels of geometric thinking according to Van Hiele's theory, presenting difficulties in understanding demonstrations involving the similarity of triangles. This finding highlights gaps in the geometric training of future teachers and highlights the importance of pedagogical strategies that foster the development of higher levels of mathematical reasoning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_anaclaranascimento (2).pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons