Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65902

Compartilhe esta página

Título: Saberes locais na prática docente: a cultura de Cachoeirinha-PE e os processos de ensino-aprendizagem.
Autor(es): MELO, Maria Eduarda Arandas de
Palavras-chave: Saberes locais; Prática docente; Educação decolonial; Cultura; Currículo
Data do documento: 15-Ago-2025
Citação: MELO, Maria Eduarda Arandas de. Saberes locais na prática docente: a cultura de Cachoeirinha-PE e os processos de ensino-aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Considerando que os saberes locais são frequentemente invisibilizados no currículo escolar, apesar de sua relevância para a construção de aprendizagens contextualizadas, objetiva-se investigar como esses saberes são mobilizados por professores da rede municipal de Cachoeirinha-PE por meio de sua prática docente. Para tanto, procede-se à realização de uma pesquisa qualitativa, com base nos Estudos Pós-Coloniais, utilizando questionários com docentes efetivos da educação básica local. Desse modo, observa-se que os professores reconhecem os saberes locais como parte integrante da cultura e identidade dos estudantes, mobilizando-os principalmente em projetos interdisciplinares e atividades práticas. Contudo, enfrentam desafios como ausência de materiais didáticos e limitação de tempo para planejamento. O que permite concluir que, embora exista abertura para práticas docentes decoloniais, é necessário investimento em formação continuada, recursos pedagógicos e flexibilização curricular para que tais saberes se tornem efetivamente integrados à educação escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65902
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Eduarda Arandas de Melo....pdf566,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons