Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65902
Compartilhe esta página
Título: | Saberes locais na prática docente: a cultura de Cachoeirinha-PE e os processos de ensino-aprendizagem. |
Autor(es): | MELO, Maria Eduarda Arandas de |
Palavras-chave: | Saberes locais; Prática docente; Educação decolonial; Cultura; Currículo |
Data do documento: | 15-Ago-2025 |
Citação: | MELO, Maria Eduarda Arandas de. Saberes locais na prática docente: a cultura de Cachoeirinha-PE e os processos de ensino-aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | Considerando que os saberes locais são frequentemente invisibilizados no currículo escolar, apesar de sua relevância para a construção de aprendizagens contextualizadas, objetiva-se investigar como esses saberes são mobilizados por professores da rede municipal de Cachoeirinha-PE por meio de sua prática docente. Para tanto, procede-se à realização de uma pesquisa qualitativa, com base nos Estudos Pós-Coloniais, utilizando questionários com docentes efetivos da educação básica local. Desse modo, observa-se que os professores reconhecem os saberes locais como parte integrante da cultura e identidade dos estudantes, mobilizando-os principalmente em projetos interdisciplinares e atividades práticas. Contudo, enfrentam desafios como ausência de materiais didáticos e limitação de tempo para planejamento. O que permite concluir que, embora exista abertura para práticas docentes decoloniais, é necessário investimento em formação continuada, recursos pedagógicos e flexibilização curricular para que tais saberes se tornem efetivamente integrados à educação escolar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65902 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Eduarda Arandas de Melo....pdf | 566,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons