Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65902

Comparte esta pagina

Título : Saberes locais na prática docente: a cultura de Cachoeirinha-PE e os processos de ensino-aprendizagem.
Autor : MELO, Maria Eduarda Arandas de
Palabras clave : Saberes locais; Prática docente; Educação decolonial; Cultura; Currículo
Fecha de publicación : 15-ago-2025
Citación : MELO, Maria Eduarda Arandas de. Saberes locais na prática docente: a cultura de Cachoeirinha-PE e os processos de ensino-aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : Considerando que os saberes locais são frequentemente invisibilizados no currículo escolar, apesar de sua relevância para a construção de aprendizagens contextualizadas, objetiva-se investigar como esses saberes são mobilizados por professores da rede municipal de Cachoeirinha-PE por meio de sua prática docente. Para tanto, procede-se à realização de uma pesquisa qualitativa, com base nos Estudos Pós-Coloniais, utilizando questionários com docentes efetivos da educação básica local. Desse modo, observa-se que os professores reconhecem os saberes locais como parte integrante da cultura e identidade dos estudantes, mobilizando-os principalmente em projetos interdisciplinares e atividades práticas. Contudo, enfrentam desafios como ausência de materiais didáticos e limitação de tempo para planejamento. O que permite concluir que, embora exista abertura para práticas docentes decoloniais, é necessário investimento em formação continuada, recursos pedagógicos e flexibilização curricular para que tais saberes se tornem efetivamente integrados à educação escolar.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65902
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Maria Eduarda Arandas de Melo....pdf566,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons