Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65902

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Janssen Felipe da-
dc.contributor.authorMELO, Maria Eduarda Arandas de-
dc.date.accessioned2025-09-12T21:46:03Z-
dc.date.available2025-09-12T21:46:03Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.date.submitted2025-09-12-
dc.identifier.citationMELO, Maria Eduarda Arandas de. Saberes locais na prática docente: a cultura de Cachoeirinha-PE e os processos de ensino-aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65902-
dc.description.abstractConsiderando que os saberes locais são frequentemente invisibilizados no currículo escolar, apesar de sua relevância para a construção de aprendizagens contextualizadas, objetiva-se investigar como esses saberes são mobilizados por professores da rede municipal de Cachoeirinha-PE por meio de sua prática docente. Para tanto, procede-se à realização de uma pesquisa qualitativa, com base nos Estudos Pós-Coloniais, utilizando questionários com docentes efetivos da educação básica local. Desse modo, observa-se que os professores reconhecem os saberes locais como parte integrante da cultura e identidade dos estudantes, mobilizando-os principalmente em projetos interdisciplinares e atividades práticas. Contudo, enfrentam desafios como ausência de materiais didáticos e limitação de tempo para planejamento. O que permite concluir que, embora exista abertura para práticas docentes decoloniais, é necessário investimento em formação continuada, recursos pedagógicos e flexibilização curricular para que tais saberes se tornem efetivamente integrados à educação escolar.pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectSaberes locaispt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEducação decolonialpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleSaberes locais na prática docente: a cultura de Cachoeirinha-PE e os processos de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3201896537541394pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7400508587983938pt_BR
dc.description.abstractxrelevance for building contextualized learning, this study investigates how such knowledge is mobilized by teachers in the municipal school system of Cachoeirinha-PE through their teaching practices. To this end, a qualitative research was conducted, grounded in Postcolonial Studies, using questionnaires with permanent teachers from the local basic education system. The findings indicate that teachers recognize local knowledge as an integral part of students’ culture and identity, mobilizing it mainly through interdisciplinary projects and practical activities. However, they face challenges such as the lack of teaching materials and limited time for planning. It is therefore concluded that, although there is openness to decolonial teaching practices, investment in continuing education, pedagogical resources, and curriculum flexibility is required for such knowledge to be effectively integrated into schooling.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Eduarda Arandas de Melo....pdf566,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons