Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65865

Comparte esta pagina

Título : Impactos da pandemia nos direitos de aprendizagem de estudantes do ensino médio: um estudo sobre o projeto de recomposição das aprendizagens da Secretaria de Educação de Pernambuco
Autor : FELISBERTO, Raiane Gabrielli da Silva
Palabras clave : Avaliação Educacional Institucional; Ciclo de políticas; Direito à aprendizagem
Fecha de publicación : 14-ago-2025
Citación : FELISBERTO, Raiane. Impactos da pandemia nos direitos de aprendizagem de estudantes do ensino médio: um estudo sobre o projeto de recomposição das aprendizagens da Secretaria de Educação de Pernambuco. 2025 (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Esta pesquisa, filiada à abordagem qualitativa das Ciências Sociais, teve como objetivo geral analisar a formulação e o desenvolvimento do Projeto de Recomposição de Aprendizagens, identificando seus desafios e resultados a partir da perspectiva de diferentes atores envolvidos. Para o desenvolvimento da metodologia foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. O corpus documental incluiu legislações, diretrizes, relatórios e normativas. A análise foi realizada em três etapas: pré-análise, exploração do material e interpretação dos resultados. Entre os principais achados, destacaram-se as tensões entre diferentes concepções de avaliação e aprendizagem, a escuta limitada dos sujeitos envolvidos e os desafios para assegurar os direitos de aprendizagem. Nas conclusões foi destacado que a política analisada apresentou avanços na introdução de uma abordagem responsiva, embora ainda enfrente desafios em sua consolidação enquanto política pública.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65865
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Raiane Gabrielli da Silva Felisberto.pdf408,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons