Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65865

Compartilhe esta página

Título: Impactos da pandemia nos direitos de aprendizagem de estudantes do ensino médio: um estudo sobre o projeto de recomposição das aprendizagens da Secretaria de Educação de Pernambuco
Autor(es): FELISBERTO, Raiane Gabrielli da Silva
Palavras-chave: Avaliação Educacional Institucional; Ciclo de políticas; Direito à aprendizagem
Data do documento: 14-Ago-2025
Citação: FELISBERTO, Raiane. Impactos da pandemia nos direitos de aprendizagem de estudantes do ensino médio: um estudo sobre o projeto de recomposição das aprendizagens da Secretaria de Educação de Pernambuco. 2025 (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta pesquisa, filiada à abordagem qualitativa das Ciências Sociais, teve como objetivo geral analisar a formulação e o desenvolvimento do Projeto de Recomposição de Aprendizagens, identificando seus desafios e resultados a partir da perspectiva de diferentes atores envolvidos. Para o desenvolvimento da metodologia foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. O corpus documental incluiu legislações, diretrizes, relatórios e normativas. A análise foi realizada em três etapas: pré-análise, exploração do material e interpretação dos resultados. Entre os principais achados, destacaram-se as tensões entre diferentes concepções de avaliação e aprendizagem, a escuta limitada dos sujeitos envolvidos e os desafios para assegurar os direitos de aprendizagem. Nas conclusões foi destacado que a política analisada apresentou avanços na introdução de uma abordagem responsiva, embora ainda enfrente desafios em sua consolidação enquanto política pública.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65865
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Raiane Gabrielli da Silva Felisberto.pdf408,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons