Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65865
Compartilhe esta página
Título: | Impactos da pandemia nos direitos de aprendizagem de estudantes do ensino médio: um estudo sobre o projeto de recomposição das aprendizagens da Secretaria de Educação de Pernambuco |
Autor(es): | FELISBERTO, Raiane Gabrielli da Silva |
Palavras-chave: | Avaliação Educacional Institucional; Ciclo de políticas; Direito à aprendizagem |
Data do documento: | 14-Ago-2025 |
Citação: | FELISBERTO, Raiane. Impactos da pandemia nos direitos de aprendizagem de estudantes do ensino médio: um estudo sobre o projeto de recomposição das aprendizagens da Secretaria de Educação de Pernambuco. 2025 (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Esta pesquisa, filiada à abordagem qualitativa das Ciências Sociais, teve como objetivo geral analisar a formulação e o desenvolvimento do Projeto de Recomposição de Aprendizagens, identificando seus desafios e resultados a partir da perspectiva de diferentes atores envolvidos. Para o desenvolvimento da metodologia foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. O corpus documental incluiu legislações, diretrizes, relatórios e normativas. A análise foi realizada em três etapas: pré-análise, exploração do material e interpretação dos resultados. Entre os principais achados, destacaram-se as tensões entre diferentes concepções de avaliação e aprendizagem, a escuta limitada dos sujeitos envolvidos e os desafios para assegurar os direitos de aprendizagem. Nas conclusões foi destacado que a política analisada apresentou avanços na introdução de uma abordagem responsiva, embora ainda enfrente desafios em sua consolidação enquanto política pública. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65865 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Raiane Gabrielli da Silva Felisberto.pdf | 408,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons