Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65734

Compartilhe esta página

Título: O Espelhamento da Publicidade no Brasil: Jogos de Azar como Propulsores de Desejos e Hábitos de Consumo do Público Infantojuvenil
Autor(es): HOLANDA, Marya Eduarda de Siqueira
Palavras-chave: Influenciadores Mirins; Instagram; Jogos de Azar; Legislação; Mediação Parental; Teoria do Espelhamento
Data do documento: 6-Ago-2025
Citação: HOLANDA, Marya Eduarda de Siqueira. O Espelhamento da Publicidade no Brasil: jogos de azar como propulsores de desejos e hábitos de consumo do público infantojuvenil. 2025 (Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta monografia1 tem como objetivo principal analisar de que forma a publicidade de jogos de azar, promovida por influenciadores mirins que atuam como modelos sociais, impacta o comportamento de consumo e as percepções de crianças e adolescentes, considerando o espelhamento, a aprendizagem social e o condicionamento operante como eixos centrais da análise da vulnerabilidade do público infantojuvenil diante de práticas abusivas de publicidade.O trabalho também se propõe a discutir as implicações éticas e regulatórias desse tipo de publicidade, identificar seus impactos no comportamento de crianças e adolescentes e destacar a importância do papel dos pais e das instituições de ensino no enfrentamento dessas práticas nocivas direcionadas aos mais novos. Para a construção do corpus da pesquisa, foram consideradas denúncias do Instituto Alana, bem como realizada uma análise aprofundada de alguns pareceres do CONAR, com o intuito de identificar os critérios explícitos adotados nos casos denunciados. A partir dessas investigações, este Trabalho de Conclusão de Curso busca contribuir de forma significativa para a compreensão da publicidade direcionada ao público infantojuvenil, além de fomentar discussões relevantes sobre mídia e infância. O trabalho também tem como propósito propor ações que minimizem os impactos das publicidades abusivas e fortaleçam os mecanismos de regulamentação da promoção de jogos de azar direcionados ao público infantojuvenil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65734
Aparece nas coleções:(TCC) - Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MaryaEduardadeSiqueiraHolanda.pdf9,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons