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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65450
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Título : | Desenvolvimento de um sistema integrado de monitoramento e telemetria veicular utilizando a rede de comunicação LoRa e o protocolo CAN |
Autor : | MELO, Caio Judá da Cunha |
Palabras clave : | Telemetria veicular; LoRa; Protocolo CAN; Monitoramento em tempo real; Veículos leves; Internet das Coisas (IoT) |
Fecha de publicación : | 14-ago-2025 |
Citación : | MELO, Caio Judá da Cunha. Desenvolvimento de um sistema integrado de monitoramento e telemetria veicular utilizando a rede de comunicação LoRa e o protocolo CAN. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Controle e Automação, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema integrado de monitoramento e telemetria veicular voltado para veículos leves, utilizando a rede de comunicação LoRa (Long Range) e o protocolo CAN (Controller Area Network) com foco na análise de dados. A proposta visa oferecer uma solução de baixo custo, eficiente e com grande alcance para aplicações em frotas ou monitoramento individual de veículos, superando limitações de sistemas tradicionais baseados exclusivamente em redes móveis. O sistema é composto por módulos embarcados capazes de coletar dados diretamente da rede CAN dos veículos, tais como velocidade, rotação do motor e status de sensores, transmitindo essas informações via LoRa a uma central receptora. Esta, por sua vez, realiza o encaminhamento dos dados para um servidor responsável pela visualização e análise em tempo real. O uso da tecnologia LoRa permite a comunicação entre os veículos e a central mesmo em locais com baixa cobertura de internet, favorecendo a utilização em áreas urbanas e rurais. Os testes realizados demonstraram estabilidade na transmissão dos dados, baixo consumo de energia dos dispositivos e precisão nas informações capturadas. Como resultado, o sistema se mostra viável para aplicações de monitoramento contínuo, gestão de desempenho veicular e tomada de decisão preventiva quanto à manutenção dos veículos. O trabalho também discute as possibilidades de escalabilidade e integração com os possíveis sistemas propostos para a telemetria veicular. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65450 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia de Controle e Automação |
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