Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65450
Share on
Title: | Desenvolvimento de um sistema integrado de monitoramento e telemetria veicular utilizando a rede de comunicação LoRa e o protocolo CAN |
Authors: | MELO, Caio Judá da Cunha |
Keywords: | Telemetria veicular; LoRa; Protocolo CAN; Monitoramento em tempo real; Veículos leves; Internet das Coisas (IoT) |
Issue Date: | 14-Aug-2025 |
Citation: | MELO, Caio Judá da Cunha. Desenvolvimento de um sistema integrado de monitoramento e telemetria veicular utilizando a rede de comunicação LoRa e o protocolo CAN. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Controle e Automação, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema integrado de monitoramento e telemetria veicular voltado para veículos leves, utilizando a rede de comunicação LoRa (Long Range) e o protocolo CAN (Controller Area Network) com foco na análise de dados. A proposta visa oferecer uma solução de baixo custo, eficiente e com grande alcance para aplicações em frotas ou monitoramento individual de veículos, superando limitações de sistemas tradicionais baseados exclusivamente em redes móveis. O sistema é composto por módulos embarcados capazes de coletar dados diretamente da rede CAN dos veículos, tais como velocidade, rotação do motor e status de sensores, transmitindo essas informações via LoRa a uma central receptora. Esta, por sua vez, realiza o encaminhamento dos dados para um servidor responsável pela visualização e análise em tempo real. O uso da tecnologia LoRa permite a comunicação entre os veículos e a central mesmo em locais com baixa cobertura de internet, favorecendo a utilização em áreas urbanas e rurais. Os testes realizados demonstraram estabilidade na transmissão dos dados, baixo consumo de energia dos dispositivos e precisão nas informações capturadas. Como resultado, o sistema se mostra viável para aplicações de monitoramento contínuo, gestão de desempenho veicular e tomada de decisão preventiva quanto à manutenção dos veículos. O trabalho também discute as possibilidades de escalabilidade e integração com os possíveis sistemas propostos para a telemetria veicular. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65450 |
Appears in Collections: | (TCC) - Engenharia de Controle e Automação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Caio Judá da Cunha Melo.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License