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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65450

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dc.contributor.advisorBARBOSA, Douglas Contente Pimentel-
dc.contributor.authorMELO, Caio Judá da Cunha-
dc.date.accessioned2025-08-26T13:57:54Z-
dc.date.available2025-08-26T13:57:54Z-
dc.date.issued2025-08-14-
dc.date.submitted2025-08-22-
dc.identifier.citationMELO, Caio Judá da Cunha. Desenvolvimento de um sistema integrado de monitoramento e telemetria veicular utilizando a rede de comunicação LoRa e o protocolo CAN. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Controle e Automação, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65450-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema integrado de monitoramento e telemetria veicular voltado para veículos leves, utilizando a rede de comunicação LoRa (Long Range) e o protocolo CAN (Controller Area Network) com foco na análise de dados. A proposta visa oferecer uma solução de baixo custo, eficiente e com grande alcance para aplicações em frotas ou monitoramento individual de veículos, superando limitações de sistemas tradicionais baseados exclusivamente em redes móveis. O sistema é composto por módulos embarcados capazes de coletar dados diretamente da rede CAN dos veículos, tais como velocidade, rotação do motor e status de sensores, transmitindo essas informações via LoRa a uma central receptora. Esta, por sua vez, realiza o encaminhamento dos dados para um servidor responsável pela visualização e análise em tempo real. O uso da tecnologia LoRa permite a comunicação entre os veículos e a central mesmo em locais com baixa cobertura de internet, favorecendo a utilização em áreas urbanas e rurais. Os testes realizados demonstraram estabilidade na transmissão dos dados, baixo consumo de energia dos dispositivos e precisão nas informações capturadas. Como resultado, o sistema se mostra viável para aplicações de monitoramento contínuo, gestão de desempenho veicular e tomada de decisão preventiva quanto à manutenção dos veículos. O trabalho também discute as possibilidades de escalabilidade e integração com os possíveis sistemas propostos para a telemetria veicular.pt_BR
dc.format.extent58p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTelemetria veicularpt_BR
dc.subjectLoRapt_BR
dc.subjectProtocolo CANpt_BR
dc.subjectMonitoramento em tempo realpt_BR
dc.subjectVeículos levespt_BR
dc.subjectInternet das Coisas (IoT)pt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um sistema integrado de monitoramento e telemetria veicular utilizando a rede de comunicação LoRa e o protocolo CANpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7631693029985422pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7589154788697615pt_BR
dc.description.abstractxThis work presents the development of an integrated vehicle monitoring and telemetry system designed for light vehicles, using the LoRa communication network and the CAN protocol with a focus on real-time data analysis. The proposed solution aims to offer a low-cost, efficient, and long-range alternative for fleet applications or individual vehicle monitoring, overcoming limitations of traditional systems based solely on mobile networks. The system consists of embedded modules capable of collecting data directly from the vehicle's CAN network—such as speed, engine RPM, and sensor status—and transmitting this information via LoRa to a receiving unit. This receiver then forwards the data to a server responsible for visualization and real-time analysis. The use of LoRa technology enables communication between vehicles and the central unit even in areas with limited internet coverage, supporting operation in both urban and rural settings. Tests conducted demonstrated stable data transmission, low power consumption, and high accuracy in the collected information. As a result, the system proves to be viable for continuous monitoring applications, vehicle performance management, and preventive maintenance decision-making. The study also discusses the possibilities of scalability and integration with the possible systems proposed for vehicle telemetry.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenhariaspt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DEE) - Departamento de Engenharia Elétricapt_BR
dc.degree.graduationCTG-Engenharia de Controle e Automaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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