Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64924

Comparte esta pagina

Título : ENSINO DE PIANO POPULAR: Análise comparativa entre disciplinas de instrumento no nível técnico e superior.
Autor : SILVA FILHO, Luiz Carlos Gonçalves da
Palabras clave : Ensino de Piano Popular; Análise curricular; Metodologias de ensino; Formação musical; Pedagogia do Piano
Fecha de publicación : 5-may-2025
Citación : SILVA FILHO, Luiz Carlos Gonçalves da. ENSINO DE PIANO POPULAR: análise comparativa entre disciplinas de instrumento no nível técnico e superior.. 2025. 77 f. TCC (Graduação) - Curso de Música - Licenciatura, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre as disciplinas de instrumento, piano popular, das seguintes instituições de ensino técnico e superior: Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A abordagem é qualitativa, com a utilização de pesquisa documental e bibliográfica descritiva para compreender os conteúdos programáticos, metodologias e práticas pedagógicas adotadas. A análise dos documentos revelou lacunas na sistematização do ensino de Piano Popular e na definição de metodologias específicas. A pesquisa ressalta a importância de uma estrutura curricular clara e bem fundamentada para o ensino do instrumento, destacando a necessidade de uma maior integração entre teoria e prática. Em suma, conclui-se que, apesar dos desafios metodológicos e da falta de dados detalhados nos documentos analisados, a pesquisa contribui para reflexões sobre o aprimoramento do ensino de Piano Popular, fornecendo subsídios para futuras reflexões e investigações sobre o desenvolvimento de estratégias didáticas mais eficientes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64924
Aparece en las colecciones: (TCC) - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Luiz Carlos Gonçalves da Silva Filho.pdf3,17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons