Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64924

Share on

Title: ENSINO DE PIANO POPULAR: Análise comparativa entre disciplinas de instrumento no nível técnico e superior.
Authors: SILVA FILHO, Luiz Carlos Gonçalves da
Keywords: Ensino de Piano Popular; Análise curricular; Metodologias de ensino; Formação musical; Pedagogia do Piano
Issue Date: 5-May-2025
Citation: SILVA FILHO, Luiz Carlos Gonçalves da. ENSINO DE PIANO POPULAR: análise comparativa entre disciplinas de instrumento no nível técnico e superior.. 2025. 77 f. TCC (Graduação) - Curso de Música - Licenciatura, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre as disciplinas de instrumento, piano popular, das seguintes instituições de ensino técnico e superior: Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A abordagem é qualitativa, com a utilização de pesquisa documental e bibliográfica descritiva para compreender os conteúdos programáticos, metodologias e práticas pedagógicas adotadas. A análise dos documentos revelou lacunas na sistematização do ensino de Piano Popular e na definição de metodologias específicas. A pesquisa ressalta a importância de uma estrutura curricular clara e bem fundamentada para o ensino do instrumento, destacando a necessidade de uma maior integração entre teoria e prática. Em suma, conclui-se que, apesar dos desafios metodológicos e da falta de dados detalhados nos documentos analisados, a pesquisa contribui para reflexões sobre o aprimoramento do ensino de Piano Popular, fornecendo subsídios para futuras reflexões e investigações sobre o desenvolvimento de estratégias didáticas mais eficientes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64924
Appears in Collections:(TCC) - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Luiz Carlos Gonçalves da Silva Filho.pdf3,17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons