Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64924
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELLO NETO, Armando Lobo de Azevedo | - |
dc.contributor.author | SILVA FILHO, Luiz Carlos Gonçalves da | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-07T16:19:32Z | - |
dc.date.available | 2025-08-07T16:19:32Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-05 | - |
dc.date.submitted | 2025-07-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA FILHO, Luiz Carlos Gonçalves da. ENSINO DE PIANO POPULAR: análise comparativa entre disciplinas de instrumento no nível técnico e superior.. 2025. 77 f. TCC (Graduação) - Curso de Música - Licenciatura, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64924 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre as disciplinas de instrumento, piano popular, das seguintes instituições de ensino técnico e superior: Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A abordagem é qualitativa, com a utilização de pesquisa documental e bibliográfica descritiva para compreender os conteúdos programáticos, metodologias e práticas pedagógicas adotadas. A análise dos documentos revelou lacunas na sistematização do ensino de Piano Popular e na definição de metodologias específicas. A pesquisa ressalta a importância de uma estrutura curricular clara e bem fundamentada para o ensino do instrumento, destacando a necessidade de uma maior integração entre teoria e prática. Em suma, conclui-se que, apesar dos desafios metodológicos e da falta de dados detalhados nos documentos analisados, a pesquisa contribui para reflexões sobre o aprimoramento do ensino de Piano Popular, fornecendo subsídios para futuras reflexões e investigações sobre o desenvolvimento de estratégias didáticas mais eficientes. | pt_BR |
dc.format.extent | 73p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Piano Popular | pt_BR |
dc.subject | Análise curricular | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação musical | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia do Piano | pt_BR |
dc.title | ENSINO DE PIANO POPULAR: Análise comparativa entre disciplinas de instrumento no nível técnico e superior. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/3930424000442715 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1283323577912476 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to analyze the approach to teaching Popular Piano in the Technical Course of the Pernambuco Conservatory of Music (CPM) and in the bachelor’s degree in music of the Federal University of Pernambuco (UFPE), focusing on the discipline of Instrumental Practice – Popular Piano. The research is based on a qualitative approach, using documentary and bibliographical research to understand the curricular structure, methodologies and pedagogical practices adopted. From the analysis of the available documents, gaps were identified in the systematization of Popular Piano teaching and in the definition of specific methodologies. The research highlights the importance of a clear and well-founded curricular structure for teaching the instrument, highlighting the need for greater integration between theory and practice. Therefore, it is concluded that, despite the methodological challenges and the lack of detailed information through the documents analyzed, the research contributes to reflections on the improvement of Popular Piano teaching, offering subsidies for future investigations and the development of more effective teaching strategies. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DMU) - Departamento de Música | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Música – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Luiz Carlos Gonçalves da Silva Filho.pdf | 3,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons