Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64924

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELLO NETO, Armando Lobo de Azevedo-
dc.contributor.authorSILVA FILHO, Luiz Carlos Gonçalves da-
dc.date.accessioned2025-08-07T16:19:32Z-
dc.date.available2025-08-07T16:19:32Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.date.submitted2025-07-18-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Luiz Carlos Gonçalves da. ENSINO DE PIANO POPULAR: análise comparativa entre disciplinas de instrumento no nível técnico e superior.. 2025. 77 f. TCC (Graduação) - Curso de Música - Licenciatura, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64924-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma análise comparativa entre as disciplinas de instrumento, piano popular, das seguintes instituições de ensino técnico e superior: Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A abordagem é qualitativa, com a utilização de pesquisa documental e bibliográfica descritiva para compreender os conteúdos programáticos, metodologias e práticas pedagógicas adotadas. A análise dos documentos revelou lacunas na sistematização do ensino de Piano Popular e na definição de metodologias específicas. A pesquisa ressalta a importância de uma estrutura curricular clara e bem fundamentada para o ensino do instrumento, destacando a necessidade de uma maior integração entre teoria e prática. Em suma, conclui-se que, apesar dos desafios metodológicos e da falta de dados detalhados nos documentos analisados, a pesquisa contribui para reflexões sobre o aprimoramento do ensino de Piano Popular, fornecendo subsídios para futuras reflexões e investigações sobre o desenvolvimento de estratégias didáticas mais eficientes.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de Piano Popularpt_BR
dc.subjectAnálise curricularpt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectFormação musicalpt_BR
dc.subjectPedagogia do Pianopt_BR
dc.titleENSINO DE PIANO POPULAR: Análise comparativa entre disciplinas de instrumento no nível técnico e superior.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3930424000442715pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1283323577912476pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze the approach to teaching Popular Piano in the Technical Course of the Pernambuco Conservatory of Music (CPM) and in the bachelor’s degree in music of the Federal University of Pernambuco (UFPE), focusing on the discipline of Instrumental Practice – Popular Piano. The research is based on a qualitative approach, using documentary and bibliographical research to understand the curricular structure, methodologies and pedagogical practices adopted. From the analysis of the available documents, gaps were identified in the systematization of Popular Piano teaching and in the definition of specific methodologies. The research highlights the importance of a clear and well-founded curricular structure for teaching the instrument, highlighting the need for greater integration between theory and practice. Therefore, it is concluded that, despite the methodological challenges and the lack of detailed information through the documents analyzed, the research contributes to reflections on the improvement of Popular Piano teaching, offering subsidies for future investigations and the development of more effective teaching strategies.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Luiz Carlos Gonçalves da Silva Filho.pdf3,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons