Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63724

Share on

Title: Analysis of the impact of generative ai on teaching and learning perspectives in education: a tertiary literature review
Authors: CAVALCANTE, Luiz Felipe Accioly
Keywords: systematic review; education; generative AI; impact; tertiary literature review
Issue Date: 24-Apr-2025
Citation: CAVALCANTE, Luiz Felipe. Analysis of the impact of generative AI on teaching and learning perspectives in educational contexts: a tertiary literature review. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A inteligência artificial generativa tem ganhado destaque significativo nos últimos anos, impulsionada por sua vasta gama de aplicações, muitas das quais ainda permanecem pouco exploradas. Um dos campos profundamente impactados pelos avanços dessa tecnologia é a educação. A integração da IA generativa em contextos educacionais traz consigo oportunidades promissoras e desafios complexos, que demandam uma análise cuidadosa e reflexiva. Este estudo mapeou o cenário temático de 13 revisões sistemáticas da literatura indexadas em bases de dados renomadas, como ERIC, Scopus, Emerald, Web of Science e IEEE Xplore, e realiza uma revisão terciária da literatura com o objetivo de sintetizar revisões sistemáticas e meta-análises existentes. O trabalho busca oferecer insights para uma utilização responsável e eficaz da IA generativa, além de abrir caminho para investigações futuras sobre seu potencial transformador no âmbito educacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63724
Appears in Collections:(TCC) - Sistemas da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Luiz Felipe Accioly Cavalcante.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons