Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63724
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Simone Cristiane | - |
dc.contributor.author | CAVALCANTE, Luiz Felipe Accioly | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-11T11:47:32Z | - |
dc.date.available | 2025-06-11T11:47:32Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-24 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-05 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Luiz Felipe. Analysis of the impact of generative AI on teaching and learning perspectives in educational contexts: a tertiary literature review. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63724 | - |
dc.description.abstract | A inteligência artificial generativa tem ganhado destaque significativo nos últimos anos, impulsionada por sua vasta gama de aplicações, muitas das quais ainda permanecem pouco exploradas. Um dos campos profundamente impactados pelos avanços dessa tecnologia é a educação. A integração da IA generativa em contextos educacionais traz consigo oportunidades promissoras e desafios complexos, que demandam uma análise cuidadosa e reflexiva. Este estudo mapeou o cenário temático de 13 revisões sistemáticas da literatura indexadas em bases de dados renomadas, como ERIC, Scopus, Emerald, Web of Science e IEEE Xplore, e realiza uma revisão terciária da literatura com o objetivo de sintetizar revisões sistemáticas e meta-análises existentes. O trabalho busca oferecer insights para uma utilização responsável e eficaz da IA generativa, além de abrir caminho para investigações futuras sobre seu potencial transformador no âmbito educacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 28p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | systematic review | pt_BR |
dc.subject | education | pt_BR |
dc.subject | generative AI | pt_BR |
dc.subject | impact | pt_BR |
dc.subject | tertiary literature review | pt_BR |
dc.title | Analysis of the impact of generative ai on teaching and learning perspectives in education: a tertiary literature review | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3675858428545219 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Generative artificial intelligence has gained significant attention in recent years, driven by its wide range of applications, many of which remain underexplored. One of the fields profoundly impacted by advancements in this technology is education. The integration of generative AI into educational contexts presents promising opportunities and complex challenges, requiring careful and thoughtful analysis. This study mapped the thematic landscape of 13 systematic literature reviews indexed in renowned databases such as ERIC, Scopus, Emerald, Web of Science, and IEEE Xplore, and conducts a tertiary literature review aimed at synthesizing existing systematic reviews and meta-analyses. The work seeks to provide insights for the responsible and effective use of generative AI, while paving the way for future investigations into its transformative potential in education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CIN-DIS) - Departamento de Informação e Sistemas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CIn-Curso de Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Sistemas da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Luiz Felipe Accioly Cavalcante.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons